CEREST promove ações com foco na saúde do trabalhador

CEREST promove ações com foco na saúde do trabalhador

Ações têm como objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho e reduzir a incidência de patologias ocupacionais

O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realizou duas ações de sensibilização sobre cuidados com a saúde do trabalhador. As ações têm como objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho e reduzir a incidência de patologias ocupacionais.

Foram realizadas ações de sensibilização aos colaboradores do SAMU/SL (Serviço Móvel de Urgência de Sete Lagoas), e da empresa SMART Logística.

 A sensibilização junto aos colaboradores do SAMU Sete Lagoas foi realizada na sede da unidade e abordou os cuidados que os trabalhadores devem ter com a saúde mental e com a alimentação. A ação foi coordenada pela psicóloga Camila Vasconcelos, que enfatizou durante a ação a importância da comunicação e da ética como fatores que podem contribuir na construção de boas relações de trabalho. “Os colaboradores do SAMU foram orientados quanto à importância em praticar a aceitação, o respeito mútuo e a fazer com que a empatia se torne rotina, tanto dentro do ambiente de trabalho como na vida pessoal”, explica Camilla.

 A nutricionista do CEREST, Virgínia Pires participou da ação levando orientações sobre os cuidados com os alimentos e repassando dicas de alimentação saudável. O CEREST e o SAMU formalizaram uma parceria para oferecer acompanhamento individual nutricional aos colaboradores.   

 

Outra ação realizada foi a capacitação sobre Ergonomia e Cuidados Posturais para os colaboradores da empresa SMART LOGÍSTICA. A capacitação, coordenada pela fisioterapeuta Luciene Pontello foi realizada na sala de reuniões da empresa, e teve como objetivo orientar os colaboradores sobre a importância de uma postura correta e conscientizar sobre os riscos ocupacionais. “A ergonomia é a busca da relação ideal entre as pessoas e o ambiente de trabalho, com um espaço perfeitamente adequado que garanta segurança, saúde e bem-estar. A ideia é prevenir acidentes e doenças, otimizar os processos, garantir a eficiência e melhorar a produtividade. A incidência de patologias ocupacionais vêm, crescendo muito nos últimos anos atingindo os mais diversos tipos de trabalhadores, gerando, assim, a necessidade de orientações ergonômicas com uma proposta educativa e preventiva”, explica Luciene.

Por Ascom

Sobre o autor

COMENTÁRIOS