Espaço dedicado a movimentar a vida dos idosos completa seu primeiro ano

Espaço dedicado a movimentar a vida dos idosos completa seu primeiro ano
  • O Inter Ações tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas a partir de 60 anos e, indiretamente, de seus familiares

 De ginástica funcional à familiarização com o uso das novas tecnologias, ao todo são 11 conteúdos estratégicos desenvolvidos com os idosos

 Um programa criado com o objetivo de movimentar a vida de pessoas a partir de 60 anos acaba de completar seu primeiro ano de vida. No início, eram apenas 18. Agora, um ano depois, são 32 pessoas que se reúnem duas vezes por semana no Espaço Inter Ações do Expressar Dança e Pilates. De ginástica funcional ao uso das tecnologias, ao todo são 11 conteúdos estratégicos desenvolvidos com os idosos.

“Eu estou presente no grupo desde o início. Aqui, saio literalmente da rotina. Temos aulas de canto, música, fazemos atividades físicas e socializo, o que é muito importante. Destaco muito o companheirismo e as novas amigas que estou fazendo”, relata Maria Ângela Dias Ramalho, de 71 anos. Uma de suas grandes emoções foi participar do Festival Expressar 2017. “Foi uma experiência novíssima. Foi muito gostoso subir ao palco nesta idade. Fiquei emocionada”.

Mesmo composto no momento somente por mulheres, o projeto foi criado também para homens. É o que ressalta Janice Oliveira, educadora física e coordenadora do Inter Ações. “Tenho orgulho de dizer que nesse primeiro ano do projeto, conseguimos levar mais de 30 profissionais em diferentes áreas para ministrar aulas para essa turma fantástica. E estamos aqui, aguardando também os homens”.

Noções para uso de tecnologias, recreação, minicursos, nutrição, bate papo com especialistas e exercícios físicos são algumas das atividades desenvolvidas. “Nesta época da vida, temos que fazer algo para ficarmos por dentro do que está acontecendo. Precisamos nos atualizar. Não gosto de ser sedentária. Não podemos parar nem na parte física, nem mentalmente”, diz Maria Lúcia Drummond, de 77 anos, que entrou recentemente para o grupo.

Para Jane Paulino, diretora e coreógrafa do Expressar Dança e Pilates, criar esse espaço sempre foi um sonho. “Nós que sempre recebemos no Expressar as pessoas mais jovens para os cursos de dança, sentíamos falta de ter um espaço voltado para os idosos. E conseguimos. Estamos muito felizes”, comemora. Quem tiver interesse em participar do grupo, deve fazer contato pelo telefone (31) 3772-1200.

SERVIÇO

Espaço Inter Ações do Expressar Dança e Pilates

Funcionamento: Terças e Quintas-feiras, no período da tarde

Coordenadora: Educadora Física Janice Oliveira

Contato: (31) 3772-1200

Por Ascom

Sobre o autor

COMENTÁRIOS