26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Comemora-se no dia 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que visa alertar a população sobre os riscos da pressão alta, mal que pode matar jovens e adultos. A data foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir e saber lidar com a hipertensão arterial.
A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica que afeta cerca de um terço da população mundial, é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela.
Em cerca de 90% dos casos a hipertensão não tem causas definidas, chegando a se considerar o fator genético como forte motivo de risco para o desenvolvimento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1 em cada 4 pessoas adultas é considerada hipertensa no Brasil.
Uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada para impedir complicações, por isso é importante fazer a medição regularmente.
É preciso abandonar o cigarro, praticar atividade física, controlar o estresse e diminuir a ingestão de sal. O excesso de peso também é um fator de risco importante.
Uma vida saudável é a melhor prevenção. O que vale para o hipertenso, vale para quem quer se prevenir. Como 90% dos casos de hipertensão ocorrem devido a excessos alimentares, sedentarismo e obesidade, o quanto antes você adotar uma vida saudável melhor.