Índices de criminalidade na região de Sete Lagoas apesenta redução no ano de 2017

Índices de criminalidade na região de Sete Lagoas apesenta redução no ano de 2017

Dados do Armazém de Dados (REDS/PMMG) evidenciam que nas 16 cidades que compõem a 19ª Região Integrada de Segurança Pública (19ª RISP), a criminalidade diminuiu no ano de 2017 em comparação com o ano de 2016. No ano de 2016, foram registrados 5.067 crimes violentos, enquanto em 2017 foram registradas 3.397 ocorrências: uma redução aproximada de 33%. Se considerada apenas a cidade de Sete Lagoas, cidade-sede da 19ª RPM, o percentual de redução atingiu 40%.

Os crimes violentos são aqueles que possuem alto poder ofensivo e se caracterizam pela responsabilidade na desconstrução de um ambiente de tranquilidade pública. São eles: homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, roubos, extorsões mediante sequestro e sequestros e cárceres privados. Roubo e extorsão mediante sequestro são classificados como crimes violentos contra o patrimônio. O monitoramento desses crimes recebem uma atenção diferenciada por parte da Polícia Militar.

Na 19ª RPM, os roubos recuaram 35,68%. Já o número de homicídios (tentados e consumados) tiveram queda de 13,9%. Em Sete Lagoas, a redução foi de 41% nos roubos e de 37,4% nos homicídios.

Levando-se em conta apenas as ocorrências de roubo, no ano de 2016, 4.661 pessoas foram vitimizadas em toda a área da 19ª RPM, enquanto em 2017, o número de vítimas caiu para 2.998 (-35,68%). Esse crime estava em alta nos últimos anos e sua redução representa a maior queda na região.

Na 19ª RPM, o Armazém de Dados (REDS/PMMG) apontam ainda alta de 41,47% na quantidade total de drogas apreendidas na comparação 2016 e 2017. Ocorreu também o  aumento na Taxa de Reação Imediata (percentual de pessoas presas pela PM após  cometeram um crime violento): de 11,44% em 2016 para 15,55% em 2017, representando uma resposta 35,9% mais eficaz na comparação entre os dois anos.

Para o Coronel Charles Generoso Baracho, Comandante da 19ª RPM, os números apresentados são o reflexo de um trabalho coletivo, que envolve os policiais que estão na linha de frente, a gestão estratégica e a integração com outros órgãos. As ações preventivas, como as Redes de Proteção Preventiva, o PROERD e o engajamento social através de campanhas, se tornaram importantes aliados para a aproximação da polícia com a comunidade. O reflexo disso é o aumento no número de denúncias anônimas.

O Coronel acrescenta que a criação da 19ª RPM contribuiu para a chegada de recursos logísticos e humanos, de uma maneira jamais vista pela população da região. Os esforços continuarão para que os índices de criminalidade reduzam ainda mais, com perspectivas de execução de diversas ações e com o aumento do efetivo, já que uma nova turma de soldados chegará na região nos meses de abril/maio.

 

Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM

Categories: Destaque, Polícia, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS