Prefeitura de Sete Lagoas anuncia abertura do IV Festival de Inverno/Primavera

Prefeitura de Sete Lagoas anuncia abertura do IV Festival de Inverno/Primavera

Acontece em Sete Lagoas, entre os dias 19 e 24 de setembro, o IV Festival de Inverno/Primavera. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Juventude. Serão diversas atrações gratuitas espalhadas pelo município que englobam música, teatro, exposições artísticas e oficinas de arte. A programação dá início as comemorações dos 150 anos da cidade e tem como objetivo levar o acesso a cultura a toda população. “Preparamos uma programação diversificada para agradar aos sete-lagoanos. Fica o nosso convite para que todos prestigiem o evento e, principalmente, os artistas de nossa cidade”, afirma o Prefeito Leone Maciel.

Ao todo, são 57 espetáculos que poderão ser conferidos durante a semana que levará entretenimento para crianças e adultos. Serão palcos para as apresentações artísticas locais tradicionais da cidade como: Casarão, Museu Ferroviário e Casa da Cultura, porém o objetivo desta edição do Festival é levar a festa para outros bairros da cidade. A peça O Felizardo, por exemplo, do Grupo Ovorini ocorrerá na Praça Chiquinha de Avelar, no Progresso. Por sua vez, o Bloco do Bloco que também entrou na programação, levará o carnaval para o Beco do Repolho, tradicional no quesito samba. Há ainda shows na Feirinha do Nova Cidade, na Praça do Escorrega e teatro no Barreiro.  “A cidade vai respirar cultura durante esses seis dias. Logo na abertura, teremos apresentação das Guardas de Congo e Moçambique com lançamento da exposição em homenagem ao senhor Manoel do Rosário e Dona Native” diz Anderson Cléber, secretário de Cultura.

Além de uma vasta programação local, o festival traz artistas de renome nacional. Na quinta-feira, dia 19, Roberta Campos se apresenta na Praça da Ferinha, a partir das 21h. No sábado, o espaço recebe o Minas ao Luar que terá a participação especial do Tadeu Franco. Já no domingo, a banda 14 BIS fará o encerramento da festa no Parque Náutico. A escolha das atrações foi feita visando valorizar a música mineira que sempre foi destaque nacional. “São artistas que tem a cara de Minas, precisamos saber reconhecer e valorizar os talentos que temos”, finaliza Leone.

 

 Oficinas gratuitas

A programação conta ainda com várias oficinas gratuitas que vão desde trabalho com EVA e com Biscuit até aulas de teatro, dança contemporânea e música erudita. As inscrições devem ser feitas no casarão ou pelo telefone 3772-3878. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. “É importante ter conhecimento de toda a programação, porque o festival é muito maior do que as pessoas imaginam, ele vai além das atrações principais. A festa á para todos os gostos e idades”, diz Alan Keller, sub secretário de Cultura.


Homenageados

Neste ano, os escolhidos como homenageados do Festival foram o senhor Manoel Francisco e dona Native, figuras bem conhecidas do Bairro Santa Luzia. Ambos são responsáveis pela fundação Moçambique Nossa Senhora da Conceição e, portanto, fazem parte do folclore sete-lagoano. “Foi com muita fé e determinação que perseveraram para manter a manifestação do congado e do Moçambique na cidade. Trata-se de uma tradição que deve ser reconhecida”, pontua o prefeito.

A figura do Senhor Manoel já ganhou notoriedade federal, sendo premiada em um concurso promovido pela Superintendência da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do governo em 2008. O prêmio foi conquistado graças à dedicação de uma vida ao Congado. Ele, um legítimo batalhador pela cultura popular brasileira, foi um dos representantes do país no 2º Encontro Sul-americano de Artes Populares realizado em Caracas, na Venezuela.

 

Da redação com Ascom.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS