Seja voluntário no Programa Meu Primeiro Negócio! As inscrições terminam sexta-feira, dia 25

Lançado este mês pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o Meu Primeiro Negócio, parte de seu programa Minas Digital. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), tem como objetivo promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais.
No programa os jovens estudantes vão experimentar práticas nas áreas de negócios, economia, gestão e operacionalização de empresas. Serão 12 encontros semanais com duração de 3h e 30min, de setembro a novembro. Os estudantes serão acompanhados de monitores e voluntários (das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção), que vão ajudar a ensinar conceitos como livre iniciativa, mercado, produção e comercialização.
Voluntários
A fase da pré-seleção de escolas estaduais terminou na última semana e Sete Lagoas foi a terceira cidade com mais escolas interessadas no estado, com 16 pré-inscrições. O resultado definitivo das escolas selecionadas será anunciado ainda esta semana. É preciso que os interessados em ser voluntários se cadastrem no link: bit.ly/mpn-voluntarios.
Os requisitos para ser voluntário do programa são:
– Ter mais que 18 anos completos até a data de divulgação dos voluntários participantes do programa.
– Ter experiências profissionais e/ou acadêmicas preferencialmente correlacionadas às seguintes áreas de atuação: finanças, negócios, marketing, recursos humanos e produção.
– Identificar-se com iniciativas empreendedoras e com os objetivos do Programa Meu Primeiro Negócio.
– Compromisso com os valores e princípios do trabalho voluntário.
– Habilidade para trabalhar com adolescentes e jovens em diferentes ambientes sociais.
Em Sete Lagoas, os voluntários que forem universitários poderão pleitear horas acadêmicas junto à instituição, além de receberem, ao final, certificado de participação da Junior Achievement, uma das maiores organizações não-governamentais do mundo na área de empreendedorismo.
O resultado dos voluntários participantes será divulgado até o dia 30 de agosto. Para saber mais, acesse a Cartilha do Voluntário em: http://www.minasdigital.mg.
Seleção
O edital vai selecionar até 62 escolas públicas e as atividades serão extracurriculares, no contraturno escolar. Cada escola contará com um projeto do programa, no qual até 40 alunos, de forma colaborativa, vão desenvolver a proposta de negócio durante as 12 semanas. Para tanto, estarão divididos em equipes, por área de atuação.
Metodologia
Para ensinar aos jovens a prática empreendedora, o programa Meu Primeiro Negócio é baseado no método “aprender fazendo”, que pressupõe a interação dos conteúdos teóricos e práticos para promover uma educação experiencial.
Em parceria com a Junior Achievement, serão trabalhados quatro eixos: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender. Os estudantes vão passar pela idealização e operacionalização do negócio, além da etapa de encerramento. Durante o programa, os projetos também serão expostos na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), entre outubro e novembro de 2017. Os alunos que se destacarem em suas escolas poderão ser selecionados, ao final, para receberem apoio e mentorias, a fim de darem continuidade ao empreendimento.
Resultados previstos
A expectativa é a de que, no total, o programa atinja mais de 20 mil alunos mineiros e mobilize 2,6 mil professores e voluntários. Ao todo, serão 59 municípios beneficiados e serão desenvolvidos 670 negócios. O Meu Primeiro Negócio vai atuar por mais de 140 mil horas, levando educação empreendedora por todo estado.
Da redação com Ascom.