Mudanças de padrões que podem salvar a sua vida!

Mudanças de padrões que podem salvar a sua vida!

Essa semana tive uma inspiração fantástica, me vi repetindo padrões/comportamentos sem motivo e resolvi escrever sobre esse assunto. Dessa forma quebrar esse padrão e porque não escrever uma coluna que pudesse ser inspiradora para você leitor!

Você já parou para pensar quantas vezes você repetiu um padrão/comportamento até que resolveu ou foi obrigado a muda-lo?  Eu acredito que você repetiu, repetiu esse padrão/comportamento quase que automático até que algo o fez ter a consciência quanto a ele, então foi obrigado a mudar e criar um novo comportamento, acredito que depois do ocorrido você dificilmente repetiu esse comportamento/padrão de novo, não é?

Acredite, nós somos ainda muito primitivos, tanto mentalmente quanto corporalmente. Você lembra de algum comportamento seu quando você era criança? Ou você lembra de comportamentos das pessoas próximas a você?

Pois é desde da nossa infância observamos e reproduzimos comportamentos, em especial dos nossos familiares, que nos dão os primeiros presentes dessa nossa vida maravilhosa. Esses presentes nem sempre são negativos, mas algumas vezes esses padrões /comportamentos podem atrapalhar você a fazer as melhores escolhas e tomar as melhores decisões. Claramente os primeiros comportamentos/padrões que recebemos foram herdados das pessoas próximas a você, possivelmente Pais, avós, tios, enfim. Acredite esses padrões/comportamentos que você receber vão te guiar de forma inconsciente não apenas no ambiente familiar, mas eles vão influenciar também na forma como lida com as suas finanças, como lida com situações emocionais e amorosas. Esses padrões/comportamentos podem ser substituídos desde que você tenha uma real vontade e força de altera-lós e comece a ter consciência frente a tudo que eles estão gerando a sua vida.

Para alguns especialistas em neurociência (Ciência que estuda sobre o nosso sistema nervoso) alegam que o nosso cérebro não foi programado para sentir dor, então, o que dizer sobre as mudanças de comportamento elas geram dor, desconforto. Dessa forma certos padrões/comportamentos quando precisam ser mudados passam a ter um significado mais complexo e justificável, afinal mudar aspectos alimentares, relacionados a movimento físico, sono, relacionamentos, é algo bastante complexo e árduo, na maioria das vezes extermina-los  ou substituí-los é considerado quase que  um dos 12 trabalhos de Hércules ( Semideus da mitologia grega) . Afinal é bem mais fácil esquece-lós.  As chamadas saídas de zonas de confortos, são desconfortáveis. A conclusão é que você precisa ter muita motivação e um real propósito, pois você terá que quebrar e substituir padrões/comportamentos herdados/gerados por anos e escolhas.

Porque estou falando disso, por atuar no mercado de bem-estar e ser um estudioso de comportamento em especial na prática do exercício físico, percebo a dificuldade e opção das pessoas em sair da zona de conforto, nós somos um amontoado de padrões/comportamentos, não gostamos de desconforto, afinal quem gosta?

Algumas vezes a dor pode ser catalisadora e pode alguns quebrar padrões/comportamentos herdados, mas a motivação e a decisão ainda são mais fortes, temos esse poder de realizar essas escolhas. Infelizmente as nossas opções são sempre mais fáceis, muitas vezes sem o componente dor e /ou decisões, se tornam impossíveis, claro que com a evolução da tecnologia isso venha a mudar.

No caso da prática de exercício físico é ainda mais complexo, posso falar com uma autoridade, pois vejo hoje em dia que vivemos em uma sociedade que vem produzindo tecnologia para ‘’facilitar’’ e produzir comportamentos para a lei do mínimo esforço para o nosso corpo e cérebro, isso é péssimo!

Vejo alimentos cada vez mais saborosos e poucos nutritivos, infelizmente a adoção de novos padrões/comportamentos mais saudáveis, envolve muita força de vontade, motivação, foco.

O interessado em quebrar padrões e substituir comportamentos precisa não apenas traçar um objetivo, precisa querer muito atingir o seu objetivo, porque mesmo com toda a assessoria do mundo, terá que ir atrás, e iniciar um processo de substituição de inúmeros padrões/comportamentos, que infelizmente é muito complicado, não é à toa que alguns mercados continuam faturando, com promessas de resultados rápidos (não existe milagre porque ainda não inventaram).

Algumas pessoas preferem permanecer naquela zona de conforto (o que não critico) porque mudar aquele comportamento/padrão será preciso um esforço maior, e nem todos estão dispostos a pagar esse preço não se resume apenas a questões físicas, isso engloba questões emocionais, afetivas enfim.

Se você quer realmente mudar algum padrão/comportamento, faça por você não faça por mais ninguém, busque trabalhar sua mente para permanecer focado nos seus resultados, supere os 3 meses iniciais difíceis para que a mudança ocorra, e aceite que a sua mudança é algo necessário em sua vida. Outra questão que ela é sua e de mais ninguém, nenhum profissional poderá te fazer acordar cedo, fazer escolhas melhores por seu futuro ou mesmo tomar aquelas decisões que deveria fazer!

Você tem que escolher ser IMPARÁVEL quanto a essas decisões!

Sobre o autor

COMENTÁRIOS