Programa de Hortas Comunitárias comemora 34 anos

Programa de Hortas Comunitárias comemora 34 anos

O “Programa de Hortas Comunitárias” comemorou nesta sexta-feira (18), 34 anos de existência. Foi realizada às 9h30min, com a presença do vice-prefeito Dr. Ronaldo João, representando o prefeito Marcio Reinaldo, a cerimônia de abertura do evento com realização até as 15 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A instalação de “Hortas Comunitárias Urbanas” foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, idealizada pelo Sr. Jacob, como um projeto de inclusão socioprodutiva para famílias em situação de risco social. A primeira foi instalada no Bairro Manoa em 1982, possibilitando oportunidade de trabalho e renda para 35 famílias. Este é um programa de sucesso porque desde o início contou com parceiros, destacando-se a Emater-MG, que desde a primeira horta, atua na elaboração de projetos, na assistência técnica na área de produção, como também em associativismo e gestão coletiva de bens e serviços.

Muitas outras entidades e pessoas são ou foram parceiras deste programa, o que contribui para tanto sucesso. Nesse sentido, pode-se destacar a Cemig, a Epamig, a Embrapa, o Ima, o Banco do Brasil, universidades, entre outros. As realizações individuais dos produtores ao longo desse tempo foram inúmeras, resultando na melhoria na alimentação e autoestima elevada.

Atualmente, 320 famílias produzem hortaliças sem agrotóxicos, em sete hortas espalhadas pela cidade. São cerca de 90 espécies produzidas, entre hortaliças, plantas medicinais e condimentares. Estes produtos podem ser adquiridos pela população nas hortas, em feiras e oferecidas de porta em porta. Há pouco mais de um ano, alguns consumidores estão experimentando o conforto de receber cestas de hortaliças em domicílio, pois essa é a mais nova modalidade de comercialização que está sendo realizada por produtores da Horta Vapabuçu.

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

Responder ao comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Os campos obrigatórios estão marcados*