Prefeitura investe na capacitação de manipuladores de alimentos

Prefeitura investe na capacitação de manipuladores de alimentos

Nos dias 20 e 21 de março, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Vigilância Sanitária (VISA), realizou um curso para manipuladores de alimentos.

O curso, que aconteceu no Auditório da ACI – Associação Comercial e Industrial, contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e teve por objetivo capacitar os profissionais a reconhecer as formas de prevenção e adoção de práticas que garantam a segurança sanitária.

A Superintendente de Vigilância Sanitária, Márcia Vilaça, realizou a abertura do curso que, para ela, visou oferecer técnicas básicas para que os manipuladores de alimentos possam preparar, armazenar e vender produtos de forma adequada, higiênica e segura, bem como uma proximidade da VISA com o setor regulado. “Os manipuladores devem prezar pela segurança alimentar do cliente, e consequentemente, evitar problemas, como a contaminação de alimentos. Devemos ser parceiros para promovermos a saúde da população”, explicou a superintendente.

Durante o evento foram esclarecidas orientações quanto o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC 216), que é uma exigência da legislação para todos os tipos de serviços de alimentação como cantinas, bufês, confeitarias, cozinhas industriais e institucionais, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes e outros. “Esses treinamentos periódicos são importantes para a conscientização dos manipuladores, pois promove aquisição de conhecimento na busca por qualidade”, acrescentou Betânia Volpi, nutricionista e fiscal sanitária da Vigilância Sanitária, que esteve à frente do curso.

Segundo Suelen Ribeiro dos Santos, gerente de loja no Supermercado Bonzão, o curso foi favorável e produtivo, e vai melhorar muito em seu trabalho, pois terá a consciência sobre a maneira que os produtos devem ser manipulados e vai repassar essas informações para seus funcionários. “O curso foi ótimo porque me ensinou a manipular melhor os alimentos”, acrescentou Márcia do Amaral, operadora de produção em uma fábrica de sorvetes.

Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Foto: Betânia Volpi ministrando o curso.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS