Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio das Velhas esta prestes a ser inaugurada

As obras de captação e construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Funilândia, que serão inauguradas no dia 17 de junho, receberam nova visita do prefeito Marcio Reinaldo e comitiva, na manhã deste último sábado (4). A obra, situada a 15 km de onde vai captar água do rio e a outros 13 km de distância de Sete Lagoas, consiste na captação de água superficial do Rio das Velhas para o abastecimento do município. O sistema terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo, o que equivale a 30 mil litros por minuto e 1 milhão e 800 por hora.Foto 3

O novo sistema de abastecimento de água de Sete Lagoas, incorporando 500 litros/segundo captados no Rio das Velhas, irá garantir o abastecimento da cidade por mais 20 anos. Captada do rio e transportada até a ETA, a água, antes de ser encaminhada para os reservatórios em Sete Lagoas, passará por processos de floculação, decantação e filtragem. Já tratada, á água cristalina chegará a Sete Lagoas depois de passar por 13 km de adutoras que já foram instaladas.

O empreendimento irá permitir a interligação e integração das águas do Rio das Velhas às águas captadas por poços profundos (sistema existente) de forma que Sete Lagoas passará a ter no futuro um sistema misto de abastecimento de águas. O presidente do SAAE, Joaquim Matoso lembra que foram construídos ainda 12 reservatórios com capacidade total de 7.250m³, ampliação e redimensionamento de três estações elevatórias e construção de 34.683 metros de adutoras e sub-adutoras. “Esta obra irá se integrar ao sistema de captação de água do Rio das Velhas”, reforça.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS