AVOSG – Associação de Voluntárias completa 30 anos

A AVOSG, Associação de Voluntárias Senhora das Graças completou, no último dia 3, domingo, três décadas de existência. Fundado em 1986, o grupo conta hoje com 75 integrantes que prestam auxílio a pacientes carentes do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Para comemorar a data, A AVOSG reuniu suas voluntárias, familiares e amigos em uma missa celebrada na manhã de domingo na Catedral de Santo Antônio. Na ocasião, foram arrecadados mais de 100 pacotes de fraldas geriátricas, pedidas pela Associação para o ofertório. “Foi um momento muito lindo e emocionante para todas nós”, disse a presidente do grupo, Olinda Marli Medina de Carvalho, que também fez questão de agradecer a todas as voluntárias pela presença na celebração dos 30 anos da Associação.

A distribuição de fraldas, infantis e geriátricas, é um dos carros-chefe da AVOSG. Segundo a presidente as fraldas doadas à associação são destinadas a pacientes carentes internados no Hospital Nossa Senhora das Graças. “Nós conseguimos arrecadas muitos pacotes no nosso dia-a-dia, mas a ajuda principal vem de um super parceiro nosso, que é a empresa Fraldas Mili. Essa empresa abraçou a nossa causa e hoje já não faltam mais fraldas para doação”, comemora Olinda.

Além da doação de fraldas, a AVOSG também cede, mediante uma pequena contribuição, materiais como cadeiras de rodas, andadores, muletas e outros do gênero a pacientes do HSNG, e distribui medicamentos, cestas básicas e enxovais para bebês nascidos na maternidade. A contribuição é utilizada para custear a manutenção dos equipamentos emprestados.

O trabalho na AVOSG, nos últimos 30 anos, tem sido incansável. As 75 voluntárias se revezam diariamente em tarefas das mais diversas. “Aqui cada uma tem uma função que é definida, normalmente, com base nas habilidades e afinidades. Mas a gente sabe que, quando precisa, pode contar com todo mundo para ajudar no que for preciso”, conta a presidente.

Das 14h às 17h, a sede da associação, que fica na rua Princesa Isabel, 271, bem perto do HNSG, fica aberta para atendimento ao público e trabalhos internos. Outra tarefa, de extrema importância, ressalta Olinda, é a visitação aos doentes internados no hospital. “Esse é um trabalho que nos dá muito orgulho, porque a gente sempre tem uma palavra, um carinho para dar para aquela pessoa. E também nos ajuda a enxergarmos o quanto a nossa vida é perfeita e a ter gratidão pelas dádivas que nos foram dadas”.

Cuidando de quem cuida

A AVOSG, mais que um grupo de voluntárias, se transformou, com o passar dos anos, em um grupo de amigas. A presidente conta que tenta, todos os dias, valorizar cada vez mais a presença e os esforços daquelas mulheres que abrem mão de suas funções profissionais, domésticas e com a família para estar junto ao grupo. “Um dos meus projetos, no futuro, é criar um espaço onde as voluntárias mais idosas possam conviver e ser cuidadas. Elas dedicam tanto tempo de suas vidas ao cuidado ao outro que eu acredito que também merece receber isso”, revela Olinda, que também sonha com o dia em que a associação vai conquistar sua sede própria.

 

Baile dos 30 anos

A missa celebrada no dia 3, na Catedral de Santo Antônio, foi apenas uma parte das comemorações dos 30 anos da associação. As comemorações culminam no dia 28 de maio, com um jantar dançante beneficente que acontece no Splendore Eventos. Para realizar a festa, que também tem o objetivo de angariar fundos para a AVOSG, as voluntárias contam com doações. “Já conseguimos, por exemplo, com a mesma empresa que fabrica as Fraldas Mili, os papéis higiênicos, guardanapos e artigos do gênero para o baile”, conta Olinda, que espera mais colaborações das empresas sete-lagoanas.

 

As adesões já podem ser adquiridas na sede da AVOSG (Rua Princesa Isabel, 271). Mais informações pelos telefones 3026.2202 ou 99744.6401.

 

Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS