Dia dos Avós: qual a relação da data com a Igreja Católica e o aumento da longevidade no país?
O Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, vem ganhando espaço nos calendários familiares a cada ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam a parcela da população que mais cresce no Brasil, com um aumento de 57,4% em 12 anos.
Com o aumento da expectativa de vida, estima-se que essa efeméride, antes pouco destacada, alcance cada vez mais relevância. Na década de 1940, a longevidade brasileira não era um assunto relevante, pois a expectativa de vida era de 69,1 anos. A cada mil pessoas que atingiam 15 anos, apenas 535 chegavam aos 60 anos de idade. Em 2019, essa expectativa passou para 76,6 anos.
As mudanças na expectativa de vida alteraram o comportamento da população, que passou a se cuidar mais e a planejar o futuro, criando tradições e mudando os papéis sociais dos idosos. Eles alcançaram valorização e destaque como os avós favoritos da casa.
Antonio Leitão, gerente do Instituto de Longevidade MAG, destaca que a efeméride e os dados reforçam a possibilidade de uma vida mais longa e cheia de realizações, como estudos, trabalho e fortalecimento de amizades e relacionamentos. “Para as famílias comemorarem essa data tão bonita, é necessária uma mudança de comportamento, incluindo saúde e longevidade financeira nos planos. Cuidar do envelhecimento desde cedo fará a diferença no futuro”, conclui Leitão.
A Origem do Dia dos Avós
O Dia dos Avós foi criado para homenagear Santa Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição da Igreja Católica, são os avós de Jesus Cristo. No século XVI, o Papa Gregório VIII enalteceu esses personagens históricos.
De acordo com a tradição cristã, o casal concebeu Maria mediante uma ação milagrosa, mesmo sendo estéril. Santa Ana e São Joaquim receberam muitas comemorações festivas em diversas datas, mas o Papa Paulo VI determinou que 26 de julho seria a data definitiva.
“Apesar da data não ser amplamente celebrada como o Dia das Mães ou dos Pais, o Dia dos Avós é uma efeméride importante para ser comemorada, especialmente considerando que a maioria da população brasileira é composta por idosos. Além disso, é uma oportunidade para promover a luta pelo reconhecimento e pelos seus direitos”, complementa Leitão.
No Brasil e em Portugal, a data é celebrada em 26 de julho, enquanto outros países comemoram em períodos variados.
Sobre o Instituto de Longevidade MAG
O Instituto de Longevidade MAG é uma associação sem fins lucrativos voltada para a representação de pessoas idosas e aposentados, idealizada pela MAG Seguros. Sua missão é discutir os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil e auxiliar o cidadão brasileiro a garantir longevidade financeira em todas as fases da vida. Para atingir esses objetivos, o Instituto cria projetos, ações, eventos, além de produzir conteúdos e oferecer serviços que auxiliam as pessoas a viverem mais e melhor. Desde sua criação, o Instituto alcançou grandes números e é amplamente conhecido pela autoria do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade).
Por Assessoria de Comunicação