Estudantes de Sete Lagoas conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2016

Estudantes de Sete Lagoas conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2016

Ser medalhista em qualquer competição já é um feito que merece ser comemorado. Imagina agora conseguir 12 medalhas, quatro de prata e oito de bronze, entre mais de 800 mil competidores. Essa foi a conquista do Colégio Alpha de Sete Lagoas na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que reuniu estudantes de todas as partes do país.

De acordo com o site guia do estudante, astronomia “é a ciência que estuda os astros e a estrutura do Universo”. Não que o Alpha tenha a pretensão de formar astrônomos, mas as aulas de introdução à astronomia foram inseridas no projeto pedagógico desde 2014 para “trabalharmos conceitos de física e química desde o sexto ano do ensino fundamental”. A afirmativa é do psicólogo e diretor da escola, Fernando Campos, que não esconde o orgulho caso algum aluno queira seguir carreira na área no futuro.

Desde o primeiro ano da matéria na grade curricular os resultados apareceram com duas medalhas de bronze. Fernando explica que inscreveu a escola na OBA para “verificar o resultado desta empreitada”. Em 2015 não foi diferente e o Alpha conquistou mais quatro medalhas de bronze.

O salto para a multiplicação das medalhas em 2016 aconteceu porque “investimos ainda mais no estudo da física e da astronomia na escola”, completa o diretor. A vocação de medalhista do Colégio Alpha pode ser explicada pelo professor da disciplina, Breno Matos, que já “subiu ao pódio” na OBA em duas ocasiões. Matos é bacharel em física pela UFMG e foi monitor do observatório da Serra da Piedade.

Os alunos do Alpha conseguiram a façanha porque tiveram nota superior a 80% da prova com conceitos específicos sobre a matéria. O projeto pedagógico inovador da escola possibilitou os resultados e Fernando garante que novos investimentos serão feitos para que conquistas aconteçam também em outras áreas.

Conquistaram a medalha de prata os alunos: Isabela de Oliveira e Silva Campos Abreu, Lucas Carvalho Lanza Gonçalves, Guilherme Luiz Azevedo e Maria Eduarda Amorim Teixeira. As medalhas de bronze ficaram com: Ana Julia Nascimento Andrade, Maria Júlia Matos Cota, Otávio França Campolina, Lara Luiza Ribeiro e Santos, Otávio Verdolin Ribeiro, Camila Gonçalves Nascimento, Pedro Henrique Normando e Laura Souza Amorim. Diante do bom resultado, Ana Elisa de Oliveira e Silva Campos Abreu e Fernando Souza Lagata da Costa receberam da escola uma menção honrosa.

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS