Julho Verde: Especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta para antecipação dos casos de câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde: Especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta para antecipação dos casos de câncer de cabeça e pescoço

De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente cerca de 700 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados no mundo. Só no Brasil, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima 39.550 casos novos da doença neste ano.
 

Tumores de cabeça e pescoço são aqueles localizados na boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
 

Com o objetivo de chamar a atenção sobre os cuidados e controle efetivos desse tipo de câncer – o sexto tipo mais comum, globalmente, a Federação Internacional de Sociedades de Oncologia de Cabeça e Pescoço estabeleceu o dia 27 de julho como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
 

De acordo com o Dr. Cheng Tzu Yen, médico oncologista e coordenador da área de tumores de cabeça e pescoço do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença são fundamentais para a redução desses tipos de tumores que, nos últimos anos têm se manifestado entre os 40 e 50 anos de idade.
 

“Historicamente os tumores de cabeça e pescoço eram diagnosticados em pacientes entre a sexta a sétima década de vida, nos últimos anos, no entanto, estão sendo descobertos cerca de duas décadas antes. Isso pode ser atribuído à conscientização e ao diagnóstico precoce, que aumenta para até 80% as chances de cura da doença”, afirma o especialista.
 

De acordo com o oncologista, nódulos persistentes, de consistência firme e endurecida, localizados na região do pescoço, feridas e aftas na parte interna da boca, dificuldades para mastigar e deglutir, engasgo frequente e rouquidão por mais de três semanas são os principais sinais para o câncer de cabeça e pescoço.
 

O especialista também reforça que lesões nos lábios, decorrentes da alta exposição solar também são sinais de alerta para a doença.
 

A adoção de boa e regular higiene bucal e a ida periódica ao dentista (pelo menos duas vezes ao ano), para que seja realizado exames clínicos, são fundamentais na prevenção e diagnóstico dos tumores.
 

“A consulta regular ao dentista é fundamental no rastreio precoce da doença. É importante que os dentistas suspeitem de lesões que sangram e não cicatrizem e encaminhem material para biópsia e aprofundem, junto com o oncologista a investigação diagnóstica”, reforça Dr. Cheng.

HPV, tabagismo e álcool

Segundo o Inca, fumantes têm cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Quando o tabagismo está associado ao consumo excessivo de álcool isso dobra, passando para dez vezes mais chance. O tabagismo é responsável por mais de 95% dos diagnósticos de câncer de laringe.
 

O Dr. Cheng reforça que a infecção por HPV (papilomavírus humano)também é responsável pelo aumento da incidência entre a população jovem, principalmente como consequência da prática do sexo oral sem o uso de preservativos.
 

Em geral, o câncer causado pelo HPV é menos agressivo localmente, mas pode comprometer os linfonodos do pescoço de maneira mais rápida. No entanto, são mais sensíveis às terapias cirúrgicas ou aos tratamentos com radioterapia e quimioterapia. Quando diagnosticados em estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 90%.

Prevenção e vida saudável

  • Não fume, inclusive cigarro eletrônico;
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Procure manter uma alimentação saudável, com o consumo de frutas, legumes e verduras, e evitar o consumo em excesso de alimentos embutidos e industrializados
  • Mantenha a boa higiene bucal em dia;
  • Consulte o dentista pelo menos duas vezes ao ano;
  • Vacine-se. A vacina contra o HPV oferecida gratuitamente na rede pública de saúde para meninas e meninos de 11 a 14 anos.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Com 126 anos de história, oferece aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 5 mil médicos cadastrados ativos e uma das mais qualificadas assistências do país. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Link

 Por Assessoria de Comunicação

Sobre o autor

COMENTÁRIOS