Um em cada dois alérgicos diz sofrer crises com muita frequência, segundo estudo

Um em cada dois alérgicos diz sofrer crises com muita frequência, segundo estudo

Nariz escorrendo, congestão nasal, coceira na garganta, no nariz e no ouvido são alguns dos sinais mais frequentes na lista dos alérgicos. Todos já passaram por isso ou viram alguém próximo com os sintomas – é o que aponta um novo estudo¹ encomendado pela marca Claritin, da multinacional alemã Bayer, sobre como os brasileiros lidam com a alergia. O recrutamento selecionou um time de pessoas que sofreram com alergia no último ano (100% dos entrevistados), mas o que mais supreende é que 76% deles passaram por um episódio no último mês. O dado vai em linha com outro fator: um em cada dois respondentes disse que crises alérgicas acontecem com muita frequência.

Grande parte também acha que alergia não tem hora para aparecer (71%), que é uma doença (56%) e que não tem cura (57%). E, ainda, as crises acontecem com mais frequência que dor de cabeça (86%), gripe/resfriado (78%) e dores no corpo (74%).

“O ideal é evitar a exposição ao que está desencadeando uma resposta alérgica”, comenta Dr. Augusto Vieira, Líder Médico da divisão de Consumer Health da Bayer Brasil. Ele explica que a alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias que entram em contato com o organismo, seja pela via respiratória, cutânea ou ingestão. Quando o contato acontece, são produzidos anticorpos que identificam um alérgeno como prejudicial e a reação pode se manifestar de diversas maneiras: na pele, nos seios da face, nas vias aéreas ou até mesmo no sistema digestivo.

Entre os gatilhos que levam a crises alérgicas, segundo o levantamento, pó (79%), mudança de temperatura (64%), mofo (63%) e ácaros (50%) são os mais comuns. Para evitá-las, os respondentes acreditam ser necessário manter uma boa hidratação com água (64%), deixar os cômodos da casa ventilados (62%) e limpar com frequência o ambiente (60%). Segundo dr. Vieira, “o médico alergologista, por meio de exames e testes, faz o processo de identificar que tipo de substância a pessoa é alérgica. Isso permite que o paciente evite o contato com esses materiais no futuro, prevenindo novas crises”.

Rinite (82%) e sinusite (65%) são as alergias mais comuns, enquanto bronquite (17%) e asma (16%) as mais raras. Para o tratamento, dr. Augusto explica que os anti-histamínicos reduzem a coceira e a inflamação produzidas pela histamina, que é um mensageiro químico produzido pelas células que regulam a resposta imunológica e responsável por controlar as reações corporais. Os medicamentos podem ser tomados como pílulas, sprays nasais ou colírios. “Eles funcionam rapidamente, mas o ideal é tomar apenas quando necessário e sob orientação médica”, conclui.

A loratadina é o princípio ativo mais conhecido pelos entrevistados (71%) e a maioria deles (65%) toma medicação assim que se iniciam os sintomas. Os efeitos colaterais são a principal preocupação na hora de escolher e tomar um medicamento antialérgico para 50% dos respondentes. Sentir sono após tomá-lo é a segunda preocupação, declarada por quase metade dos consumidores (47%). Ainda segundo Dr. Vieira, os anti-histamínicos orais, como loratadina, não deixam as pessoas sonolentas e agem no corpo por 24hrs após ingeridos.

  1. Metodologia pesquisa PROVOKERS:online com população internauta, 702 respondentes, homens (66%) e mulheres (34%), de 16 anos a 65 anos, das classes ABC, em janeiro de 2024. A amostra tem representatividade nacional e contempla as 5 regiões geográficas.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

Por Assessoria de Comunicação 

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