Espetáculo Palhaços encerra 5ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas

Espetáculo Palhaços encerra 5ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas

A quinta edição da Temporada de Teatro de Sete Lagoas se despede do público neste sábado, 24, às 20h, com o espetáculo Palhaços, no Centro Cultural nacional Teatro Preqaria (rua Aleixo Lanza, 41, bairro Canaã). Ao longo de oito meses, dezenas de espetáculos, das mais variadas vertentes, levaram milhares de sete-lagoanos ao teatro, mais uma vez sempre com entrada franca.

 

Palhaços

O espetáculo é uma parceria entre a Preqaria Cia de Teatro, de Sete Lagoas, e a Cia Lúdica dos Atores, de Belo Horizonte. “Palhaços” é um espetáculo divertido e emocionante que faz uma reflexão sobre as escolhas que todo indivíduo precisa fazer ao longo da vida. A linguagem popular se apropria da figura do ambiente do circo para falar dos nossos sonhos esquecidos de infância, das consessões que o homem contemporâneo faz em detrimento dos seus desejos mais sinceros.

 

Escrito na década de 70 pelo paulista Timochenko Wehbi, o texto conta a estória do palhaço Careta (Leo Horta) que tem sua rotina alterada quando, de volta a seu camarim onde irá se preparar para a próxima sessão do velho circo mambembe, se depara com um espectador/fã que, de maneira desavisada, erra de porta e adentra o espaço do artista. A partir daí pode-se conhecer melhor o visitante – um vendedor de sapatos, metódico e cheio de problemas pessoais, cujo nome é Benvindo (João Valadares). O que deveria ser a preparação para mais um número, transforma-se em um jogo tragicômico e surpreendente, no qual o palhaço traz à tona os sonhos mais puros e os desejos mais pérfidos de seu fã. Enquanto ajuda o espectador Benvindo a compreender a realidade em que vive, o palhaço Careta reflete sobre sua própria condição de artista, as dificuldades financeiras, o prazer de fazer o que gosta, os valores morais que para ele são essênciais.

 

A identificação do público é imediata e a atmosfera suave do circo é invadida por uma comoção, um convite à reflexão. De forma despretensiosa os limites que separam a representação da realidade são quebrados e o público se vê diante de uma revelação particular, do palhaço para um espectador que poderia ser qualquer pessoa da pláteia. Segundo João Valadares, diretor e ator do espetáculo, a ideia da peça surgiu de uma necessidade de resgatar alguns conceitos esquecidos pela sociedade contemporânea. “Queríamos falar das escolhas do ser humano que se tornam importantes à medida em que os costumes e prazeres cotidianos afastam o homem moderno de seus sonhos e valores pessoais”, revela.

 

Apoios

A 5ª Temporada de Teatro e o Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria têm patrocínio do Circuito Cultural Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com os apoios da Panificadora Galdina, Churrascaria Três Marias, Prefeitura de Sete Lagoas, Unifemm, Regina Márcia Arquitetura, Clube das Tintas, Grupo Uai Hotéis e Pousadas, ICL Computadores – Compramos seu Notebook Estragado, Jotakasa, Felt Lumina, Prevenir, Ênfase Engenharia e A&J Pinturas.

 

Serviço: 

O que: Palhaços

Quando: 24 de novembro, 20h

Onde: Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria – Rua Aleixo Lanza, 41, Canaã, Sete Lagoas.

Quanto: Entrada franca | Classificação livre

Informações: (31) 98894-4243

Sobre o autor

COMENTÁRIOS