Burnout está levando mais funcionários a recusar promoções

Burnout está levando mais funcionários a recusar promoções

Nos últimos anos, o burnout tem se tornado uma preocupação crescente nas empresas ao redor do mundo, uma vez que o fenômeno impacta a saúde mental e a produtividade dos colaboradores. Caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional, a doença, que no ano passado foi incluída na lista de doenças de trabalho do Ministério da Saúde, está cada vez mais presente no mundo corporativo. De acordo com uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), o Brasil é o segundo país com os trabalhadores mais estressados e 72% dos respondentes estão estressados no trabalho, o que mostra um cenário preocupante.

A síndrome tem levado muitas pessoas a reavaliarem suas carreiras e, em muitos casos, tomar decisões que antes poderiam parecer improváveis, como recusar promoções com medo de aumentar ainda mais suas cargas de responsabilidades e comprometer ainda mais o equilíbrio emocional. Para Marcello Amarodiretor de recursos humanos na Portão 3, uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas, as empresas estão começando a reconhecer a importância de identificar e mitigar os fatores que contribuem com a doença através de estratégias de gestão e programas de bem-estar que, cada vez mais, são implementados.

“A questão do burnout continua a desafiar líderes empresariais e gestores de recursos humanos. Encontrar um equilíbrio entre exigências profissionais e qualidade de vida dos colaboradores é importante para garantir um ambiente de trabalho saudável e sustentável. A recusa de novos cargos, com mais demandas, é um sintoma claro de que a saúde mental merece atenção urgente e estratégias eficazes de prevenção e intervenção”, diz.

A síndrome não apenas afeta individualmente os colaboradores, mas também tem implicações no funcionamento e na cultura organizacional das empresas, por isso, a conscientização e a ação proativa são essenciais para eliminar esses efeitos negativos e promover um ambiente corporativo mais saudável e produtivo. Caso tenha interesse na pauta, basta me avisar que eu faço a ponte para uma entrevista com o executivo.

Marcello Amaro

CHRO na Portão 3 com 15 anos de experiência nessa área, incluindo a implantação de projetos de outsourcing e insourcing, definição de processos, aquisição e estruturação de sistemas, formação de equipes, e passagens por empresas como Algar, grupo GPS e Calllink. Marcello também é especialista em Remuneração e Benefícios, com ênfase em aquisição e retenção de talentos.
 

Sobre Portão 3:

Portão 3 é uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas para grandes empresas e indústrias, proporcionando liberdade aos colaboradores que executam atividades externas. Com enfoque na gestão, disponibilizamos soluções desde a reserva até o controle das viagens corporativas, além de um módulo para a administração e consolidação, em um único local, das despesas, como alimentação, combustível, pedágio, anúncios e outras despesas de pagamento da empresa. Nossa missão é oferecer maior controle aos departamentos financeiros, ao mesmo tempo em que garantimos colaboradores mais satisfeitos e envolvidos. Com um volume transacional superior a meio bilhão de dólares, impactamos mais de 600 empresas em toda a América Latina. Recebemos aceleração da Y Combinator’ 21 e fomos reconhecidos como Endeavor Scale Up’22, além de sermos referência em Inovação Aberta no ranking “100 Open Startups”. Em 2023, conquistamos os selos Most Loved Workplace e Great Place to Work.

Por Assessoria de Comunicação

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