Ir ao dentista durante a pandemia é seguro?

Ir ao dentista durante a pandemia é seguro?

Em tempos de Covid 19 o que era corriqueiro como uma ida ao Dentista ou ao médico, virou uma operação de guerra. Você sabia que a  boca é a segunda cavidade com o maior número de bactérias? Além de ser uma das principais vias de contágio do coronavírus. Por isso, os cuidados com a saúde bucal são tão importantes para evitar a contaminação por doenças como a COVID-19.

Infelizmente esta será uma realidade que vamos enfrentar por algum tempo e os cuidados com a saúde bucal não podem ser esquecidos.Os tratamentos dentários não podem ser interrompidos, e quando bate aquela dor de dente , o que fazer ?

Neste momento alguns cuidados devem ser tomados antes de ir ao consultório:

*Chegar no horário para evitar aglomeração na sala de espera;

*Não levar  acompanhantes ( salvo quando estritamente necessário);

*Permanecer na sala de espera com máscara e em distância de 2 metro de outros pacientes;

*Em caso de qualquer sintoma gripal ou contato com alguém com sintoma desmarcar a consulta.

“Hoje, em tempos de pandemia os dentistas estão seguindo as instruções e redobrando a atenção a todas as formas de higienização dos consultórios para realizar atendimentos seguros e com mínimo risco. A classe odontológica está sendo muito bem preparada e antenada para seguir todas as orientações que estão sendo repassadas pelos órgãos reguladores. Mas antes mesmo desta pandemia, os consultórios sempre seguiram protocolos de higienização e esterilização, sendo esta uma rotina no nosso dia a dia.” Explica Maria Luisa de Freitas Romano

Maria Luisa de Freitas Romano. Formada em Odontologia em 2009 pela UFMG, especialista em implante. Aperfeiçoamento em dentistica, prótese e periodontia. Atua na Maria Luisa romano clínica odontológica @marialuisaclin.odonto.

As clínicas e consultórios dentários tem adotado medidas  para garantir tanto a segurança da equipe quanto dos pacientes:

*Uso de  tapetes sanitizantes para a limpeza dos pés na entrada do consultório;

*Aferição da temperatura de todos os pacientes;

*Totem de álcool em gel na entrada;

* Isolamento de algumas cadeiras na recepção para se respeita a distância

 *Remoção de revistas e folhetos da recepção;

 *Limpeza de todas as maçanetas depois da entrada de cada paciente;

 *Reforço da paramentação dos profissionais com máscara cirúrgica, protetores faciais, óculos de proteção, aventais, luvas e gorros descartáveis;

*Luz ultravioleta para esterilização da sala após cada paciente e a limpeza e troca de todas as barreiras usadas para evitar a contaminação cruzada.

Com os devidos cuidados com a saúde e a biossegurança, o atendimento é seguro para todos.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS