Outubro Rosa 2023: Uma campanha pela vida e saúde da mulher

Outubro Rosa 2023: Uma campanha pela vida e saúde da mulher

O movimento Outubro Rosa busca a conscientização sobre a prevenção do câncer e dá visibilidade e voz aos pacientes que enfrentam a doença, travando batalhas diárias pela vida.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Falar sobre o tema é importante para conscientizar , desmistificar e quebrar tabus sobre o câncer de mama. A prevenção é sempre o melhor caminho, e quanto antes descoberto o câncer de mama, maiores são as chances de êxito no tratamento.
O Ministério da Saúde/INCA recomenda que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. Já a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) indica a realização anualmente a partir dos 40 anos.

A mamografia,  é uma técnica de imagem que utiliza raios-x de baixa dose para criar imagens detalhadas das mamas, identificando lesões suspeitas mesmo antes de se tornarem palpáveis. Esse exame é considerado uma ferramenta fundamental no rastreamento de câncer de mama, possibilitando a detecção precoce de lesões suspeitas e, assim, aumentando significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido. 
Segundo a  A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), uma das mais extensas pesquisas sobre mamografia já realizadas, publicado no periódico especializado Radiology, o exame de mamografia em mulheres acima dos 40 anos consegue reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.

Entre os fatores de risco para esse tipo de câncer estão, além da idade, genética e uso de hormônios externos, a obesidade e consumo de álcool. Ou seja, em alguns casos é possível prevenir. Por isso, é preciso debater sobre como a alimentação e qualidade de vida influenciam para o surgimento da doença.

Manter uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares, controle da gordura corporal, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e até a amamentação podem ajudar.

  • Alimentos in natura, em especial os de origem vegetal ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas;
  • O indicado é consumir cinco porções por dia de alimentos naturais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate;
  • Opte por gorduras saudáveis (azeite de oliva, óleo de abacate), gorduras poli-insaturadas (óleo de sementes de girassol) e ácidos graxos ômega-3 (salmão, nozes, semente de linhaça, óleo de peixe);

Nenhum alimento sozinho tem o poder de cura. A alimentação saudável deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos, como frutas, legumes, verduras, feijões e outros .

 Importante ressaltar que o  acompanhamento nutricional é essencial para a mudança de hábitos e uma alimentação completa e equilibrada, que proporcione benefícios para a saúde, mais disposição, prevenção de doenças e bem-estar.

O estilo de vida sedentário, bastante comum nos dias atuais, é um dos principais fatores de risco, o que leva ao sobrepeso. O excesso de peso cria um ambiente mais inflamatório, que pode prejudicar o sistema de defesa, deixando o corpo mais suscetível ao desenvolvimento de patologias, inclusive o câncer de mama.

Manter a hidratação é essencial para o organismo e também uma forma deprevenção.

Já para mulheres que tem filhos, a dica é amamentar o maior tempo possível – no mínimo, até os 6 meses de vida da criança, com preferência para até os 2 anos. A amamentação também é importante na proteção. Isso porque o aleitamento reduz a exposição da mãe a hormônios que aumentam o risco de desenvolvimento da doença, além de eliminar as células mamárias com mutações. A disso, ainda ajuda a  proteger seu filho contra o sobrepeso e obesidade infantil, se beneficia reduzindo o risco de desenvolver o câncer de mama.

Importante reforçar que quanto antes descoberto, maiores as chances de cura .

Previna-se e cuide-se. E se o câncer de mama for detectado, busque ajuda profissional o quanto antes .

Sobre o autor

COMENTÁRIOS