Treinamento é mais uma etapa da implantação do canil da Guarda Municipal

Treinamento é mais uma etapa da implantação do canil da Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal continua colocando em prática diversos projetos previstos em seu cronograma de reestruturação. Treinamentos, capacitações diversas e parcerias fazem parte do processo que ainda tem como destaque a implantação do canil da unidade. 

Um símbolo da criação do canil da GCM foi a integração de uma cadela da raça pastor alemão em novembro de 2020. O animal chegou por meio de uma parceria com o canil central do sistema penitenciário Antônio Dutra Ladeira, de Ribeirão das Neves. O filhote tinha três meses e ganhou o nome de Kiara depois de uma votação aberta pela internet. 

“O canil da corporação tem o objetivo de exercer atividades na comunidade, principalmente em áreas escolares, e ainda trabalhar atividades terapêuticas com a utilização de cães. Para isso, agentes da GCM estão participando de um completo treinamento de adestramento e de como atuar com o apoio de cães”, explica Sérgio Andrade, comandante da GCM. 

O treinamento intensivo será realizado durante todo o mês de fevereiro. Na primeira etapa do curso, os guardas estão aprendendo técnicas de condução k9, o manejo de materiais e a importância de funções como a limpeza dos boxes e a alimentação de cães. Outra abordagem trata da elaboração de processo administrativo do Grupamento de Operações com Cães (GOC). “Ainda é tratada a questão da abordagem com diálogo e respeito, além da aplicação de técnicas de triangulação com cães e procedimentos para acessar recintos fechados”, completa Sérgio Andrade. 

A pastor alemão Kiara é admirada por toda a corporação e já está passando por treinamento e adestramento para que sua atuação tenha a mesma excelência do canil central do sistema prisional.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS