Novembro Azul: Se você valoriza a sua vida, previna-se !

Você já ouviu o ditado de que o seguro morreu de velho?
Então sabe que o caminho para uma vida longa e saudável passa pela prevenção, não é mesmo?
Fazer visitas regulares ao médico ( ao menos uma vez por ano), e realizar check up, evitar o sedentarismo e cuidar da alimentação são algumas formas de cuidado e prevenção.
Neste mês de novembro, é a vez da campanha de conscientização da prevenção e tratamento do câncer de próstata.
É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença.
O Novembro azul é um alerta para que você cuide da sua saúde .
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
– Dor óssea;
– Dores ao urinar;
– Vontade de urinar com frequência;
– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
– Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
– Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
– Obesidade.
Se você valoriza a sua vida, previna-se !