Pedal 360°será no domingo com foco na inclusão social

Pedal 360°será no domingo com foco na inclusão social

Está confirmada para o próximo domingo, dia 2 de setembro, a primeira edição do Pedal 360°, um passeio ciclístico que vai envolver centenas de participantes das mais variadas faixas etárias, gêneros e classes sociais. A realização é da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio das empresas Motoarte Ciclovia e 7 Trilhas.

Desde a abertura das inscrições o intuito do evento gira em torno da promoção da inclusão de todas as classes sociais no mundo do esporte de alto rendimento. Também estão entre os objetivos principais, harmonizar e promover entretenimento para os sete-lagoanos.  De fato, é o primeiro Pedal nesse modelo popular e a previsão é de que o número de participantes ultrapasse as 300 vagas que já foram preenchidas logo nas primeiras semanas de inscrições. Por falar nisso, cada ciclista fez a doação de um litro de leite no ato da inscrição. No dia do passeio, cada participante receberá um kit contendo camisa, número da bicicleta, barra de cereal e medalha.

O formato deste Pedal também é diferente do convencional: não haverá disputa por posições e muito menos cronometragem de tempo. A ideia é promover um grande passeio ciclístico, mas sem fomentar as disputas pelo alto rendimento individual
No domingo, o credenciamento para todos os ciclistas,será iniciado às 7 horas da manhã e a largada está agendada para as 9 horas, na Praça da Feirinha, no Centro da cidade.

O percurso total será de 8 km. Os ciclistas farão a largada na Feirinha do Centro, em seguida subirão a av. Lassance Cunha, em direção à Estação Ferroviária. De lá, seguirão para a Lagoa da Boa Vista, até a altura do trevo da rua Santa Juliana, de onde partirão para a av. José Sérvulo Soalheiro, em direção a APAE. A sequência do trajeto indica, neste ponto, uma descida rumo ao viaduto que dá acesso à av. Norte Sul. De lá, os ciclistas farão o complemento do percurso, até retornarem, pela av. Lassance Cunha, para a orla da Lagoa Paulino e a chegada, novamente, na Praça da Feirinha.

O prefeito Leone Maciel falou sobre a expectativa para o evento: “Está chegando a hora deste grande evento que preparamos com muito carinho para os ciclistas da nossa cidade. A melhor parte é que estamos conseguindo um grande número de adeptos, de todas as regiões e classes sociais de Sete Lagoas. O esporte tem essa capacidade, de promover uma inclusão social e gerar qualidade de vida para as pessoas”.

Uma reunião estratégica foi realizada nesta terça-feira, dia 28 na SMEL, envolvendo membros da Secretaria de Esportes e Lazer e a Guarda Municipal de Sete Lagoas, juntamente com os representantes das empresas 7 Trilhas e Motoarte Ciclovia. Os responsáveis pelo evento fizeram o percurso proposto de bicicleta e de carro para que todos pudessem entender a rota. Os cruzamentos e as vias que serão acessados pelos ciclistas foram submetidos a uma criteriosa análise de segurança.

O passeio deverá acabar entre 10h30 e 11h00. Em seguida serão entregues as medalhas aos participantes, que ainda terão tempo para fazer fotografias e saborear uma deliciosa mesa de frutas, que será especialmente preparada para todos os ciclistas que concluírem o percurso.

Mais informações sobre o Pedal 360° deste domingo podem ser obtidas na Secretaria de Esportes, que está situada na orla da Lagoa da Boa Vista, ou através do telefone: 3771-8165.

Por ASCOM

Sobre o autor

COMENTÁRIOS