Anteprojeto da vereadora Marli de Luquinha quer incentivar orientação profissional sobre o primeiro emprego nas escolas de Sete Lagoas

Anteprojeto da vereadora Marli de Luquinha quer incentivar orientação profissional sobre o primeiro emprego nas escolas de Sete Lagoas

Diante do cenário nacional de crise, as oportunidades de conseguir um primeiro emprego são cada vez menores. Sai na frente o candidato que estiver melhor preparado e munido de todas as informações pertinentes ao mundo do trabalho.

Um dos destaques da Reunião Ordinária desta semana na Câmara Municipal de Sete Lagoas foi o Anteprojeto de Lei 94/2019, de autoria da vereadora Marli de Luquinha (PSC), que tem como objetivo instituir o Programa de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas Municipais de Sete Lagoas.

A parlamentar propõe que, durante a última semana de outubro, os alunos da rede municipal de ensino tenham atividades como aulas, palestras, entrevistas e discussões em grupos sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho; esclarecimento de dúvidas e aspectos da Lei de Aprendizagem e apresentação de agências, associações profissionalizantes, programas, órgãos e/ou entidades que incentivem a contratação de menores aprendizes.

Para a vereadora Marli de Luquinha, a escola deve ser essencial na formação dos futuros profissionais da nossa cidade: “O papel da escola é fundamental na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, entretanto, poucas são as escolas que possuem algum programa permanente de informação e capacitação de seus alunos”.

A parlamentar reconhece avanços na Lei da Aprendizagem, mas enfatiza que os jovens necessitam de maior apoio: “Esta lei veio como um importante salto para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, mas por si só não é capaz de encaminhá-los na busca do primeiro emprego. É preciso informa-los, esclarecê-los sobre os aspectos da lei, e, sobretudo é preciso apresentar os caminhos que possam facilitar esse contato entre o aluno e a empresa. Como os jovens podem compreender o trabalho para além do mero cumprimento de tarefas? Como escolher uma profissão diante de um mercado de trabalho tão complexo e exigente? Essas e outras respostas poderão ser oferecidas na Semana da Orientação Profissional para o primeiro Emprego”.

Após a aprovação do Anteprojeto na Câmara Municipal, a matéria será encaminhada para análise do prefeito Duílio de Castro.

Ascom Vereadora Marli de Luquinha

Sobre o autor

COMENTÁRIOS