Defensoria Pública de Minas Gerais promove a primeira edição do Casamento Comunitário em Sete Lagoas

Defensoria Pública de Minas Gerais promove a primeira edição do Casamento Comunitário em Sete Lagoas

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Sete Lagoas, em parceria com o Cartório de Registro das Pessoas Naturais e com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias da Instituição, promoveu, na sexta-feira (31/5), a primeira edição do Casamento Comunitário no município, oficializando a união de 50 casais. O evento aconteceu no Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm), que cedeu o ginásio poliesportivo para sua realização.

A cerimônia contou com tapete vermelho, benção ecumênica, marcha nupcial executada pelo Grupo de Câmara da Polícia Militar e sorteio de presentes doados por empresários e políticos locais.


Grupo de Câmara da Polícia Militar

Representando o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, destacou o compromisso da Instituição com a atuação extrajudicial. “Oferecemos proteção jurídica para a valorização do afeto e a oportunidade da regularização de relações familiares aos cidadãos” afirmou.

A defensora pública agradeceu aos noivos e famílias presentes pela confiança na Defensoria Pública de Minas Gerais e aos parceiros pelo apoio que possibilitou a realização do evento. “O casamento estrutura núcleos familiares e promove a aproximação das relações afetivas entre pais e filhos” acrescentou.


A coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da Capital, MichelleLopes Mascarenhas Glaeser

Michelle Lopes Mascarenhas passou a palavra para o defensor público Gilson Santos Maciel, enaltecendo sua iniciativa e trabalho na promoção do Casamento.

Maciel, em atuação na comarca de Sete Lagoas, lembrou a missão da Defensoria Pública de Minas de defender os direitos humanos de todos, principalmente dos mais vulneráveis, como das mulheres, dos idosos, das crianças, dos adolescentes, das pessoas com deficiência e das privadas de sua liberdade. “Nosso compromisso social é com a justiça e com o direito”, declarou.

O defensor público destacou a atuação extrajudicial da DPMG, citando alguns projetos desenvolvidos pela Instituição, como o Mutirão “Direito a Ter Pai”, que já foi realizado quatro vezes em Sete Lagoas, atendendo mais de 2.000 pessoas da cidade e região, e finalizou parabenizando os casais.


O defensor público, Gilson Santos Maciel

Ao final da solenidade, os casais receberam simbolicamente as certidões de casamento, de representantes do cartório de Sete Lagoas.

Oportunidade

Mariana dos Santos Oliveira e Antônia Maria de Oliveira são irmãs e viram no Casamento Comunitário a chance de realizarem juntas o sonho de casar. “Antônia é minha irmã mais velha e a gente tem uma união muito grande, para mim está sendo uma honra casar junto com ela, a família é muito importante”, afirmou Mariana.

A participação junto à Defensoria foi fundamental para a realização do desejo das irmãs de casar. “É ótimo o que a instituição está oferecendo, ajudou bastante, uma economia muito grande para nós que já estávamos com a vontade de casar mesmo”, acrescentou a noiva.

Benção Ecumênica


Pastor Humberto Cota Júnior

Padre Warlen Antônio Ferreira Dias

Presenças

O evento contou com a presença da defensora pública Danielle Froes Soares, em atuação na comarca; do pastor, Humberto Martins; da representante do cartório, Clara Idalice Rocha de Faria Gomes; e dos vereadores Zé do União, Renato Gomes e João Evangelista.

Parceiros

Também foram parceiros da iniciativa: Unifemm, Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Toquetti Atelier, Alecrim Presentes e Decoração, Casa de Casa, Buffet Marron Glace, Regino Festas, Multicoisas, Instituto Embelleze Sete Lagoas, Minas Cap Sete Lagoas, Aparattus Festas, Ricardo Eletro Sete Lagoas, Vânia Noivas, Voltti Alegretto, DJ Jardel, Alves Cerimonial, Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (Sindbufê/MG) e Marlene Doces Finos.

Fonte: Ascom/DPMG (04/06/2019)

Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais
(31) 3526-0510/ 0513/ 514 | (31) 99269-0967 (Claro)
Rua Guajajaras,1707, 8º andar, Bairro: Barro Preto. CEP 30.180-099. BH, MG
http://www.defensoria.mg.def.br/https://www.facebook.com/defensoriamineira

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS