Sete Lagoas terá agenda com diversos eventos gratuitos no mês de conscientização do autismo

Sete Lagoas terá agenda com diversos eventos gratuitos no mês de conscientização do autismo

A ideia é conscientizar a população sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e abrir um espaço de diálogo entre os diversos atores da sociedade, com muita troca de informação, acolhimento das famílias e capacitação profissional.

Dia 02 de abril é o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO. Durante todo o mês de abril a Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas (CADDA) organiza o mês de Conscientização sobre o Autismo MG. Essa comissão conta com diversos atores da capital BH, do Estado de MG e iniciativas de outros municípios. Nesse ano, o tema do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, é “Tecnologias assistivas, participação ativa”.

Nesse contexto, grupos de apoio, profissionais e entidades de Sete Lagoas vêm se organizando para oferecer à comunidade um total de 9 (nove) eventos gratuitos, dos mais variados temas, conforme programação abaixo.

O autismo ainda é visto sob uma veste recheada de mitos, que além de não ajudar, prejudica a vida da pessoa com autismo e dos familiares, dificultando a inclusão no ambiente escolar, profissional e social. Um dos propósitos dessa agenda é desmitificar, conscientizar e levar informação de boa qualidade. Segundo Rodrigo Pazzinatto, um dos organizadores e autor do livro infantil sobre autismo e inclusão “O fantástico Mundo de Júlia e Sofia”, “cada vez mais pessoas são diagnosticadas com o espectro autista, e isso se deve a inúmeras causas: tanto relacionadas às alterações nos critérios diagnósticos, como maior conscientização da população, além de outras, em estudo, que consideram as interações ambientais com a genética”.  Hoje estamos falando de uma população de 1 a cada 59 pessoas, segundo dados da CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos. Comparando com décadas anteriores, o aumento da prevalência é muito relevante: em 1980, o número era 1 a cada 10.000 pessoas.

Em Sete Lagoas, o Grupo Consciência e Autismo, formado por mães, pais e familiares de pessoas com autismo, vem mobilizando a causa há algum tempo. Com mais de 6 anos de existência, realizam diversos eventos e palestras na cidade em busca de maior conscientização da sociedade. Apesar das dificuldades, as mães dizem que têm “a plena certeza de que um diagnóstico não determina o destino de ninguém e prosseguimos com a convicção de que um trabalho onde família, pessoa com deficiência  e demais segmentos da sociedade caminhando juntos e tendo o AFETO como  base  de tudo, alcançaremos qualidade de vida e resultados promissores diante de qualquer desafio”.

Além dos eventos gratuitos, no dia 27 de abril ocorrerá o 3° Ciclo de Palestras: Levando Conhecimento sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista), organizado pela Equipe Multidisciplinar. Inscrições pelo sympla até dia 15/04.

Fonte: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/67/ss/ss6706a1.htm?s_cid=ss6706a1_w

Por Rodrigo Leite

Tags: Autismo

Sobre o autor

COMENTÁRIOS