Mulher do ano 2019: Carolina Machado

Mulher do ano 2019: Carolina Machado

Carolina Juliana Pereira Machado; formada em Letras e Transações Imobiliárias, atualmente, é proprietária da Carolina Machado Imóveis e Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais.

Filha de Marco Antônio Pereira da Silva e Maria Eny Pereira da Silva.

Esposa de Américo Tadeu Machado, com quem tem duas filhas, Michaela Machado e Alícia Machado.

Fanzini: As mulheres vêm conquistando cada dia mais espaço na sociedade, em todos os sentidos. Como você, enquanto mulher e profissional, acredita que pode contribuir para que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas?

Carolina Machado: Sou uma mulher que está inserida, profissionalmente, no mercado imobiliário. Historicamente, este setor foi, por bastante tempo, muito voltado para os homens. Só muitos anos após a regulamentação da profissão que as mulheres começaram a se inserir na corretagem imobiliária. Hoje, a nível nacional, já somos cerca de 40% e isso é motivo de comemoração.

Com muita competência e atitude, acreditando que poderíamos ser o que quiséssemos, conseguimos nos inserir nesta profissão e conquistar o nosso espaço. Não existe um local que não possa ser ocupado por uma mulher, se este for o seu desejo. Lutamos pelo nosso espaço, fomos em busca de capacitação e aqui estamos: exercendo a atividade profissional que escolhemos e que amamos. 

Hoje, além de corretora de imóveis, sou gestora do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Sindimóveis/MG), uma entidade que, além de representar os interesses da classe, também oferta o curso técnico em transações imobiliárias e cursos de capacitação no segmento. É gratificante perceber a quantidade de mulheres que estão conosco buscando a formação na área e a qualificação profissional para se tornarem corretoras de imóveis cada vez mais competentes e com credibilidade no mercado.

Esta é uma das formas que acredito que posso contribuir para a valorização das mulheres neste mercado: ter como um dos pilares da minha gestão o fomento à capacitação profissional, que tem atingido tantas mulheres corretoras de imóveis.

FZ: Cite um momento de destaque, em que você sentiu orgulho de ser mulher.

CM: Um dos maiores orgulhos profissionais que carrego enquanto mulher é ter assumido, este ano, a presidência do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Sindimóveis/MG). Pela primeira vez, em mais de seis décadas de existência, a entidade é presidida por uma mulher. Ser esta primeira mulher muito me orgulha; alcançar posições que foram, por tanto tempo, ocupadas apenas por homens é um importante sinal de representatividade.

FZ: Uma mulher importante na sua vida (ou mais mulheres) e porque (?)

CM: Tive a sorte de ser criada pela minha maior inspiração como mulher: a minha mãe. Conheci, em minha própria base familiar, uma figura batalhadora, forte, dedicada e cheia de energia para o trabalho. Crescer e me tornar mulher em um ambiente como o instituído pela minha mãe me serviu como inspiração para que eu acreditasse em mim e tivesse o apoio e amparo necessários para construir a minha própria história, onde eu traçaria o meu caminho e assumiria o meu protagonismo.

FZ: O que você considera a maior (ou grande) conquista da sua vida e/ou carreira até hoje?

CM: Em minha trajetória, carrego com carinho uma série de conquistas de cunho pessoal e profissional. Certamente, na esfera íntima, a minha maior conquista é a família que construí ao lado do meu marido, Tadeu Machado. Poder criar, sobre bases sólidas e com muito companheirismo, nossas duas filhas, Michaela e Alícia, é motivo de muito orgulho.

Já na trajetória profissional, posso elencar ter conseguido erguer a minha própria empresa, a Carolina Machado Imóveis, onde exerço, com muita paixão, a profissão que escolhi. Tanto amor e responsabilidade para com o mercado imobiliário me trouxe outra conquista: fazer parte do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Sindimóveis/MG), onde, de forma direta e ativa, posso contribuir com a valorização e a representatividade da minha classe.

Sigo assim: sempre tentando sair do lugar comum e lutando, com muita garra, pelas conquistas que fazem a minha história!

Categories: Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS