Mercado de trabalho em 2022 será desafiador e promissor, aponta especialista

Mercado de trabalho em 2022 será desafiador e promissor, aponta especialista
Antônio Carlos, professor e coordenador do curso de Gestão em Recursos Humanos da Braz Cubas, explica os principais desafios do trabalho neste ano e aponta as principais tendências e pontos de atenção para as pessoas e empresas;Entre os principais pontos de atenção para este ano estão a produtividade, relação interpessoal, velocidade de informação e de produtos.

Assim como todas as sociedades estão passando por mudanças constantes neste novo cenário de pandemia, tecnologia e incertezas, com o mercado de trabalho não é diferente. Todos os setores também vivem um novo momento de reinvenção, novas habilidades, necessidade do olhar das empresas para os funcionários e principalmente para um novo modelo de trabalhar: o híbrido.
De acordo com o coordenador e professor do curso de Gestão em Recursos Humanos da Braz Cubas, Antônio Carlos Lima, o futuro do trabalho para 2022 é promissor e repleto de mudanças e tendências. “Uma vez que a população estará vacinada, mesmo com as variações do coronavírus, suas reações afetarão menos as pessoas”, reflete.
O especialista destaca que a pandemia trouxe tendências em algumas áreas do mundo do trabalho: o trabalho remoto. “Este formato vinha sendo falado e usado por poucas empresas antes da chegada do Covid ao mundo, apesar de haver muitos tabus. O aprendizado na pandemia foi a evolução do trabalho remoto. Contudo, o contato interpessoal ainda é uma realidade e nos afeta profundamente. E para 2022 em diante eu acredito que o trabalho híbrido será a grande tendência nas nossas vidas”.
Apesar disso, Antônio Carlos relembra que há diversas áreas em que o trabalho presencial é crucial para os negócios. “Em vista desse cenário, teremos mesmo uma multiplicidade de atividades de trabalho onde, dependendo de cada especialidade e necessidade, será optado por determinado estilo de trabalho, podendo variar entre o presencial, remoto e híbrido”, ressalta.
Com essas mudanças constantes, existem algumas tendências que os candidatos e empresas terão que aprender e ficar atentos. Segundo o professor de Recursos Humanos, os principais pontos de atenção para este ano são com a produtividade, relação interpessoal, velocidade de informação e de produtos. “Estes serão a tônica do nosso dia a dia”, assinala.
Para se preparar para essas mudanças e ter mais êxito no mercado de trabalho neste ano, o fator determinante será o conhecimento. “Assim como em toda e qualquer mudança, a preparação sempre será através de estudos e autoconhecimento. As pessoas deverão se qualificar sempre, o que torna imprescindíveis as instituições educacionais à frente desse processo. Vale destacar que mudanças sempre existirão em todas as áreas das nossas vidas, afinal, a evolução faz parte do nosso cotidiano, por isso, é importante sempre ir se atualizando conforme as novas tendências e transformações da sociedade para não ficar desatualizado diante das novas necessidades”, explica o docente.
“Os principais desafios para as empresas nesta nova realidade serão no seu departamento de recursos humanos, que deverá ser cada vez mais atuante, tendo que recrutar colaboradores cada vez mais qualificados e promover cursos que evoluam e motivam seus funcionários para que possam ter maior produtividade e assertividade em seus cargos. Já para os trabalhadores, será necessário estarem sempre ávidos ao aprendizado, pois só assim poderão se alavancar aos melhores cargos nas corporações”, orienta.
Por fim, o coordenador do curso de Gestão em Recursos Humanos da Braz Cubas ressalta que o ano será promissor, mas que as pessoas e companhias terão que ficar atentas aos desafios. Conhecimentos atualizados e relacionados a diferentes áreas, como marketing, tecnologia ou finanças, se tornaram fundamentais para as empresas, que necessitam de profissionais mais capacitados para atender aos objetivos delas.
##
Sobre Braz Cubas – Com 80 anos de história e tradição, o Centro Universitário Braz Cubas é reconhecido pelo ensino e formação de qualidade de profissionais de diversas áreas de atuação, em Mogi das Cruzes e, também, na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê. Oferece cursos de graduação presencial e a distância, além de cursos técnicos e de pós-graduação, todos de forma inovadora, aliando a tradição com o que há de mais atual no mercado educacional.
Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS