O obstáculo é o caminho

O obstáculo é o caminho

Do que é feita a solução para todos os problemas que insistem a nos colocar em prova e que todo profissional ou empreendedor precisa passar para de fato chegar do outro lado?

Neste artigo, reunimos orientações e boas práticas para te ajudar a entender a importância do Obstáculo para Solucionar os Problemas e que é ele o verdadeiro Caminho.

Responda rápido: o que deve se pensar primeiro, no problema ou na solução? A maioria das pessoas diria que é no problema para depois pensar nas soluções para esse problema em questão. Na realidade não é nada disso. A resposta para essa questão está em entender que o obstáculo é que é o problema no fritar de todos os ovos.

Se agora, nesse instante, você ficou intrigado e até pensou que erramos ao descrever a frase acima, fique tranquilo porque iremos explicar tudo nos mínimos detalhes, e mais, iremos trazer até você uma clareza sobre a importância de considerar o que está por traz dos problemas. Antes de seguirmos mais uma pergunta: Está preparado para crescer um pouco mais com esse artigo?

É esse o objetivo desse blog e consequentemente de tudo que é descrito aqui para você.

Reconhecimento e clareza

Esse é definitivamente o primeiro ponto quando o assunto são os seus problemas. Para qualquer coisa que queira fazer na vida você precisa ter a visão treinada para reconhecer com a maior clareza possível os fatos, pessoas e ferramentas à sua disposição. Isso porque é a partir do reconhecimento que podemos dar um passo a mais.

Sendo assim, poderíamos concluir que quanto mais clareza, mais rápidos e congruentes formos, mais podemos ter bases para decidir. No entanto, quanto mais obscuros são os fatos mais complicados fica para solucionarmos os desafios que surgem ao longo da jornada.

Aqui, dois pontos são fundamentais:

– Responsabilidade

– Comunicação Clara

O primeiro ponto está ligado à sua capacidade de chamar a responsabilidade para si. Exatamente isso. Para resolver qualquer pendência ou mesmo projetar um plano ou projeto necessitamos trazer a responsabilidade para nós para que assim, possamos eliminar o mimimi e os “achismos”. (situações ou pessoas que acham tudo, mas na realidade não acham nada).

Segundo ponto é sempre, sempre, sempre ter uma comunicação clara e objetiva consigo mesmo e depois com os outros. Não existe resolução de problemas se você não entende a importância de falar claramente os pontos a serem abordados.

Logo, torna-se fundamental colocar todas as cartas na mesa, de modo que a comunicação flua como deve ser.

Tenha em mente que pra que essa dupla funcione “responsabilidade e comunicação clara” você precisa treinar constantemente, então a palavra de ordem é treino contínuo.

AÇÃO

Não fique parado esperando que os problemas sejam resolvidos como em um passe de mágica.Você precisa reconhecer que os obstáculos fazem parte da jornada e que são eles que fazem com que você cresça cada vez mais rumo aquilo que realmente deseja.

Entenda que quanto mais você entrar em ação mais tem resultados. O que influencia no seu nível de assertividade e eficiência é quando você a cada etapa analisa os seus passos anteriores para que de fato corrigir o que não foi legal e dar mais ênfase naquilo que já está legal, sendo assim, suas ações serão ainda mais direcionadas.

Faça o seu melhor sempre independente da situação ou das pessoas envolvidas. Tenha a clareza de que os desafios fazem parte e que quando os obstáculos aparecem estão apenas sinalizando que você está no rumo certo. Logo, você só precisa continuar.

O obstáculo é o caminho é tema de uma grande leitura e que você independente do momento de vida que esteja, precisa investir alguns momentos do seu dia para ler no mínimo um tema que é abordado nessa leitura com muita simplicidade por Ryan Holiday.

Além de motivacional, essa leitura traz muita clareza da importância de entendermos apenas o título da obra. Perceba que mesmo que hoje as coisas estejam organizadas e em ordem na sua vida, ainda assim, o segredo do sucesso está em entender que todo crescimento efetivo está nos obstáculos.

Que não existe crescimento sem desafios e que o tamanho dos seus problemas são do tamanho da sua capacidade de resolvê-los. Sendo assim, você pode a todo momento desenvolver-se conhecendo mais a si mesmo e claro treinando o seu olhar para ser um Solucionador. Logo, não importa se os problemas vão ou não surgir, o que importa é  quanto você está treinado para resolvê-los rápido.

É sempre uma decisão sua, resolver os seus problemas e crescer ou ficar remoendo uma semana, um mês ou até um ano os mesmos cenários, as mesmas pessoas e os mesmos problemas.

A vida é muito mais e você merece viver uma vida realmente incrível, mas para isso precisa ter a clareza de que o Obstáculo é o Caminho para uma vida plena e feliz.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS