Como organizar o casamento civil

Como organizar o casamento civil

Os preparativos para o casamento têm amor, diversão e também burocracia. Para ajudar, preparamos algumas dicas para você planejar o casamento civil.

Preparem os documentos – Entre 40 e 90 dias antes da data em que pretende se casar, o casal deve ir junto ao cartório mais próximo da residência de um dos dois, para requerer o pedido de habilitação de casamento (que certifica que os dois não estão legalmente impedidos de casar). Serão necessários: Carteira de Identidade (RG); Comprovante de Residência; Duas testemunhas maiores de 18 anos (parentes ou não).

Definam o regime de bens – Mesmo antes de ir ao cartório, os noivos devem decidir sobre como compartilharão ou não os bens materiais, em caso de divórcio ou falecimento. COMUNHÃO PARCIAL: divisão dos bens adquiridos após o casamento. COMUNHÃO UNIVERSAL: todos os bens, adquiridos antes e após o casamento, devem ser compartilhados. SEPARAÇÃO TOTAL: todos os bens adquiridos antes e após o casamento são propriedades individuais.

Definam o tipo de casamento civil – CASAMENTO EM CARTÓRIO: na presença de um juiz de paz e pelo menos duas testemunhas maior de idade. CASAMENTO EM DILIGÊNCIA: realizado fora do cartório, em uma cerimônia civil (em um restaurante ou sítio, por exemplo). CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL: o celebrante de alguma instituição religiosa consegue autorização para realizar casamentos com efeito legal, e ele é realizado junto à cerimônia religiosa.

Categories: Colunas, Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS