Acompanhamento do desenvolvimento infantil foi tema do Fórum Perinatal de novembro

Acompanhamento do desenvolvimento infantil foi tema do Fórum Perinatal de novembro

Foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde mais um encontro do Fórum Perinatal de Sete Lagoas e municípios vizinhos. O encontro que foi realizado na Casa da Cultura, contou com a participação de diversos profissionais da área da saúde.

A reunião foi ministrada pela Médica Pediatra do CEAE, Marília de Oliveira e Silva, e contou com a participação de aproximadamente 80 profissionais, entre médicos generalistas, enfermeiros e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

O tema abordado no encontro foi a importância da Atenção Básica no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Foram abordados aspectos importantes no acompanhamento das crianças nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Centros de Saúde, como marcos no desenvolvimento (cérebro, perímetro cefálico, peso e estatura), puericultura moderna, periodicidade de consultas, abordagem mínima e ficha de acompanhamento de desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.

“Foram realizados estudos de dois casos para um melhor entendimento da teoria e prática. Os profissionais puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões para uma melhor condução no acompanhamento destas crianças por parte da Atenção Primária à Saúde”, explica Nathália Trombini, Gerente da Regional Lagoa Paulino e Membro do Grupo Condutor da Rede Cegonha e Comitê de Óbito Materno, Fetal e Iinfantil de Sete Lagoas.

A Gerente Operacional da Regional Lagoa Grande I, Priscila Emanuelle Soares Cardoso, contou sobre a experiência adquirida com a participação no fórum. “O Fórum deste mês foi um momento de muito aprendizado, os estudos de caso discutidos servirão de experiência na prática diária das unidades de saúde”.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS