Orquestra Jovem de Sete Lagoas vai apresentar o I Concerto de Natal

Orquestra Jovem de Sete Lagoas vai apresentar o I Concerto de Natal

Roteiro especial será no auditório do Unifemm e no espaço Splendore

O público terá oportunidade de presenciar apresentações especiais da Orquestra Jovem de Sete Lagoas que certamente vão emocionar. O I Concerto de Natal, coordenado pela Associação Cultural da Orquestra Jovem de Sete Lagoas (ACOJ), será realizado no auditório do Unifemm, no dia 2 de dezembro (duas sessões, 18h e 20h), e no espaço Splendore, no dia 6 do mesmo mês, às 20h30. As sessões terão como objetivo arrecadar recursos para a viagem da orquestra ao município de Gramado (RS) onde participará da programação natalina mais famosa do América Latina.

A Orquestra Jovem de Sete Lagoas foi idealizada pelo maestro Ivison Máximo Barbosa e foi acolhida pela Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude. Atualmente são cerca de 120 crianças e adolescentes, entre 7 e 21 anos, que participam das atividades no Centro Cultural Nhô-Quim Drummond (Casarão) com aulas gratuitas de teoria musical, violino, violoncelo, contrabaixo, flautas doce e transversal. “Todos sabem das dificuldades financeiras vividas por todos os municípios de Minas Gerais. Sete Lagoas não foge desse cenário e, mesmo assim, o prefeito Leone Maciel determina que este projeto continue forte e cada vez mais profissional”, explica Alan Keller, secretário-adjunto de Cultura e Juventude.

A ACOJ reúne pais e amigos dos músicos, não tem fins lucrativos e foi fundada para estimular o desenvolvimento da Orquestra Jovem com atividades educativas, artísticas e socioculturais. Um projeto já consolidado é o “As quatro estações de Vivaldi”, iniciado há quase três anos e que, em quatro apresentações, alcançou um público de 3.500 expectadores.

Agora, o projeto que ganha destaque é o I Concerto de Natal. Nele serão apresentadas músicas que transitarão do período clássico ao contemporâneo, percorrendo os caminhos da ópera, do rock e popular brasileira. O principal objetivo será encantar os presentes, valorizar a música erudita e despertar em todos o espírito natalino.

O sucesso deste projeto será fundamental para garantir recursos para uma apresentação mais do que especial. No início do ano o secretário municipal de Cultura de Gramado (RS), Allan John Lino, esteve em Sete Lagoas e formalizou o convite para a participação da orquestra no Natal Luz promovido na cidade gaúcha de 25 de outubro a 13 de janeiro. A apresentação dos sete-lagoanos está marcada para o dia 21 de dezembro, às 20 horas. “A Orquestra Jovem de Sete Lagoas dá mais um grande passo. A Prefeitura aprimorou este projeto com a disponibilização de oito professores. Agora, a participação da associação está fortalecendo esse trabalho e, com isso, será possível levar esses jovens para uma das festas natalinas mais importantes do mundo”, comentou Alan Keller.

Por Ascom

Sobre o autor

COMENTÁRIOS