Secretaria Municipal de saúde divulga parcial de vacinação contra a gripe

Secretaria Municipal de saúde divulga parcial de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou a segunda parcial sobre a cobertura vacinal contra a Gripe no município. A campanha teve início no dia 23 de abril e, até o dia 2 de maio, foram aplicadas 1834 doses da vacina na população que se enquadra nos grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A meta estabelecida pelo Governo Federal é de imunizar 90% do público alvo, que inclui crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto), idosos, profissionais da saúde e professores das redes pública e particular. O boletim aponta que, até o momento, a cobertura está em 21,10% entre as crianças, 26,48% entre as gestantes, 40,35% de idosos, 14,24% de profissionais da saúde, 35,31% entre as puérperas e 0,11% de professores. A média global é de 29,73%.

De acordo com Guilherme Menezes, referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura de trabalhadores da saúde está baixa porque o fornecimento de vacinas para os hospitais no município somente teve início nesta semana. “Em razão disso, os dados sobre a vacinação desse público serão incluídos no próximo boletim parcial”, explica.

PROFESSORES

A vacinação em professores também não tem um número significativo até o momento em função da programação, que prevê a vacinação desse público no sábado, 12 de maio, quando acontece o “Dia D” da campanha. Professores de escolas estaduais e particulares deverão se dirigir à E. E. Maurilo de Jesus Peixoto (R. Maj. Campos, 82 – Centro). Professores de escolas municipais serão vacinados na sede da Secretaria Municipal de Educação (R. Lassance Cunha, 174 – Centro). Já os professores de ensino superior, receberão a dose na sede da FACSETE/Faculdade Sete Lagoas (R. Itália Pontelo, 86 – Chácara do Paiva).

REPOSIÇÃO DE DOSES

De acordo com Guilherme Menezes, o estoque de vacinas, que estava baixo até o fim da semana passada, já está sendo reforçado. “Estamos recebendo remessas parciais da Secretaria de Estado da Saúde, e por isso, é necessário repor constantemente os estoques na Rede de Frios para abastecer as unidades de saúde. Como a quantidade enviada pela Regional até a semana passada foi inferior ao esperado, algumas unidades ficaram desabastecidas. No entanto, nesta terça-feira, já começamos a receber mais vacinas, que serão distribuídas gradualmente às unidades de saúde de Sete Lagoas”, esclarece.

Guilherme garante, também, que as doses que chegarão a Sete Lagoas no decorrer desta semana serão suficientes para atender à demanda no Dia D, marcado para o próximo sábado, quando as unidades vão funcionar das 8h às 17h. A campanha está programada para acontecer até o dia 1º de junho.

Secretaria de Saúde de Sete Lagoas
comunicacao.saude@setelagoas.mg.gov.br
(31) 3773.2576

Sobre o autor

COMENTÁRIOS