Benefícios da Pet Terapia

Benefícios da Pet Terapia

A Pet Terapia é uma técnica que ajuda no tratamento de idosos e crianças com o auxílio de animais para ajudar a estimular o aspecto físico e emocional do paciente, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e acelerar os processos de recuperação.

A terapia é um tratamento para diversos tipos de doença, auxilia no bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva. O animal funciona como uma ligação entre o tratamento e o paciente, sempre pensando em trazer o melhor resultado para o paciente.

Os animais se mostram verdadeiros antídotos contra a ansiedade e o estresse, fatores estes que contribuem muito para o surgimento de doenças cardiovasculares. Por isso essa terapia é indicada como alternativa que dispensa medicamentos para a hipertensão, doença comum nos idosos, responsável por grande parte de óbitos no mundo.

Em sua grande maioria, os idosos e as crianças são mais impacientes e acabam ficando entediados com os poucos recursos que possuem em asilos ou orfanatos, o que deixa o tratamento complicado. Por isso, diversos locais começaram a investir na Pet Terapia.

No tratamento de crianças com câncer, a Pet Terapia fornece um efeito calmante e antidepressivo, elevando a autoestima e servindo de estimulo para a interação social. Muitas vezes, as brincadeiras com os cachorros dão tanto resultado que desviam a tensão da criança, o que diminui a dor e o estresse de permanecer internado. Alguns estudos também apontam redução da pressão sanguínea e cardíaca, do mesmo modo que acontece com os idosos, além do fortalecimento do sistema imunológico e do bem-estar.

Nos asilos e orfanatos, a ideia é usar os animais para fazer com que os pacientes se esqueçam do local onde estão, fazendo a casa ficar com um ar mais de família, deixando eles menos agressivos, estressados e mais felizes e calmos.

O benefício da utilização de animais como terapia está sendo observado há algum tempo. Em 1955, no Brasil, a psiquiatra Nise da Silveira revelou os benefícios desse convívio de seus pacientes esquizofrênicos com cães e gatos. Com o passar dos anos, a terapia foi usada para pacientes com diferentes doenças, para ver se surgia melhoras.
Todos podem se beneficiar dessa terapia, não precisa ser necessariamente idoso ou criança para aproveitar, os cachorros e gatos nos ajudam sim e você pode aproveitar desse momento. É claro, se não tiver nenhuma alergia ou algo do tipo. Sem contar que é um ótimo motivo para você adotar um animalzinho!

Sobre o autor

COMENTÁRIOS