A importância do planejamento em um projeto de arquitetura

A importância do planejamento em um projeto de arquitetura

Quero renovar minha casa!

Não, não… talvez só o meu quarto…

Hum, a sala também ficaria legal com uma repaginada né?! Mas moro de aluguel! Isso também é possível? Como me sentir à vontade e “EM CASA” gastando pouco?

Cada vez mais as pessoas buscam casas para serem “vividas”, espaços que possam ser multifuncionais: moradia, trabalho, lazer. Em contrapartida, conciliar diversas atividades em um só espaço físico (a casa) e que tem sido mais compacto, pode se tornar uma missão um tanto quanto desafiadora, e sob uma linha tênue para possíveis erros.

É nessa hora que você deve parar e PLANEJAR! Esta é a palavra chave para o sucesso, e contratar um profissional especializado é o primeiro passo.

Muitos ainda pensam que contratar um arquiteto é futilidade, desperdício de dinheiro, um artigo de luxo. Mas não! O arquiteto é a pessoa mais indicada para te orientar, compreender os objetivos e os anseios pela mudança e concretizar essas necessidades. É um profissional que une técnica, funcionalidade, estética e criatividade, independentemente do tamanho da sua obra e do valor.

Uma decisão assertiva de projeto é sinônimo de economia. Com um melhor aproveitamento dos espaços, relação custo x benefício, conforto, sendo este último pelo bem-estar do usuário ou pela saúde, há também a valorização do seu imóvel; detalhe que poucos param para pensar!

Se você também é do time que prefere soluções que facilitam a vida, aproveite para se inspirar! Aqui vão algumas dicas para repensar o seu espaço.

Todo mundo gosta de seguir tendências. Com casa ou seu local de trabalho não é diferente, afinal estamos sempre em busca do novo, do melhor. Entretanto, o que é bom para mim não significa que é bom para você, o projeto que você encontra pronto na internet não tem nele as suas peculiaridades, a sua história, e tão certo não terá o mesmo efeito, te atendendo como esperava.        Por isso cada projeto deve ser adequado a cada caso, ter uma identidade é fundamental.

Para quem tem ambientes compactos, integrar espaços é a primeira coisa que vem à mente. Isso porque, a junção de áreas faz com que um ambiente compartilhe com o outro a sua amplitude.

E para conseguir uma unidade maior, uma das soluções é utilizar o mesmo revestimento de piso; e tons claros proporcionam leveza, o que não significa ausência de cores.  Apenas temos que ter em mente que algumas combinações dão efeito contrário ao que queremos.

Em geral, opte pelo que seja o reflexo da sua personalidade.

Em pontos que tendem a ser fixos, aposte em peças curingas e atemporais. Utilize também de mobiliários com usos diversificados, como por exemplo: o banquinho que é um baú, mesinhas de centro que se encaixam no aparador. Ou ainda, quando em bons estados de conservação, um retrofit pode ser a melhor opção. Trocando portas e puxadores de um armário de cozinha damos a ele uma nova característica, solução que agrega criatividade e baixo custo.

Portas de correr, quando possíveis de serem utilizadas, além de economizar espaço são ótimos elementos de composição quando bem trabalhadas as superfícies. Você pode ter uma simples porta que, por um novo olhar pode vir a ser um lindo painel.

Tudo deve se encaixar de forma harmônica, por isso a importância do planejamento e do projeto prévio.  De nada adianta ter elementos compositivos legais no ambiente se não estão ergonomicamente ajustados. As passagens devem ser confortáveis, às vezes é preciso abrir mão de um móvel em prol da circulação.

Quer outra dica? Use e abuse da luz. Brinque, explore, aproveite! A luz natural em abundância traz amplitude. O layout do ambiente deve ser pensado levando em consideração esse importante fator. Caso não disponha de amplas janelas ou fachadas privilegiadas pelo sol, aposte em cenários eficientes: porque ter apenas um ponto central de iluminação no teto? Com a luz posso criar efeitos diversos… Luz fria, luz quente, aconchego ou dispersão, romance, festa, tecnologia, estilo retrô ou moderninho? Opções não faltam…

E ter tudo isso é fácil com o profissional certo! Está ao alcance de todos, basta desmitificar os conceitos que existem por aí.

Com a ajuda de um arquiteto e o planejamento adequado infinitas são as possibilidades, e o limite, é só a sua imaginação!

Suelen May é Arquiteta e Urbanista pós graduada em Design de Interiores e Ambientação do Espaço Produzido.
Foto por Tonymar Ramos.

*Imagens meramente Ilustrativas, disponibilizadas na internet.

Categories: Beleza, Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS