Secretaria Municipal de Saúde celebra do Dia do Enfermeiro

Secretaria Municipal de Saúde celebra do Dia do Enfermeiro

Na última sexta-feira, 11 de maio, a Atenção Primária promoveu um evento para os enfermeiros das unidades em comemoração ao Dia do Enfermeiro, que é comemorado em 12 de maio.

Durante o evento, Gabriel de Barros Salum, coordenador da Atenção Primária, homenageou os enfermeiros presentes. “É muito importante comemorar nesta data, pois uma unidade sem enfermeiro não é uma unidade e nenhum serviço na medicina se encaminha sem a figura desse profissional”, concluiu Gabriel.

A coordenadora do NASF, Gilcéia Pontello, também esteve presente e propôs uma dinâmica para os participantes. Na oportunidade, ela mesma parabenizou as mães presentes pelo Dias das Mães comemorado neste domingo.

Para finalizar, os enfermeiros  foram presentados com canecas personalizadas e saborearam um lanche.

12 de maio: Dia do Enfermeiro

O Dia do Enfermeiro é comemorado, mundialmente, no dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu na mesma data em 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS