Audiência Pública discute o Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Na manhã desta terça-feira (12), representantes do poder público e da comunidade reuniram-se na Casa da Cultura para audiência pública que apresentou as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de Sete Lagoas. Na oportunidade, estiveram presentes a secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia Kátia Nogueira (que representava na reunião o prefeito Marcio Reinaldo), o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes Silvio Augusto de Carvalho, a secretária de Assistência Social Dilma Schwenck, o representante do consórcio PlanMob Dr. Ricardo Mendanha Ladeira e os vereadores Padre Décio, Pastor Alcides e João Evangelista.

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, todos os municípios brasileiros que tenham mais de 20 mil habitantes precisam elaborar um instrumento que planeje a mobilidade urbana da cidade. Após estudo do território local, das características de topografia, uso e ocupação do solo, foi elaborado o plano no objetivo de contribuir para a gestão do espaço urbano e a minimização dos conflitos cotidianos que ocorrem neste sentido, implementando ações que promovam espaços mais humanizados. O documento aborda a importância de se tornar universal o acesso aos meios de deslocamento disponíveis na cidade, priorizando o transporte coletivo em desestímulo ao uso do carro.

Partindo do princípio que um bom plano deve ser feito de participativa de transparente, o encontro ressaltou a importância da comunidade como agente construtor do planejamento. Para que os objetivos sejam alcançados, os debates precisam integrar todos os interessados no assunto, como destaca a secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Kátia Nogueira: “O desenvolvimento da cidade precisa do envolvimento do cidadão para encontrar caminhos que solucionem os problemas. A comunidade precisa participar de encontros como este, tendo em vista o interesse discutido aqui, que vem em benefício de todos”, afirma.

Em meio às palestras e debates, o secretário de Segurança, Trânsito de Transportes Silvio Augusto de Carvalho também falou a respeito da elaboração do plano “Este é um assunto que merece foco pela sua importância na cidade. O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é feito com perspectiva para os próximos dez anos e, para validar todo o nosso trabalho, é fundamental o conhecimento e participação, uma vez que as discussões técnicas trarão resultados agregadores para a realidade do nosso município”, aponta.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS