Sete prefeitos mineiros estão na final nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Sete prefeitos mineiros estão na final nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Projetos de fomento aos pequenos negócios em Passos, Uberlândia, Entre Rios de Minas, Nova Lima, Capitólio, Paraguaçu e Ouro Branco estão entre os 160 selecionados em todo o país

Oito projetos de sete cidades mineiras concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os projetos mineiros estão entre os 160 trabalhos selecionados nas etapas estaduais do prêmio. Os vencedores nacionais serão conhecidos amanhã (5/6), em Brasília. Na ocasião haverá uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também foi prefeito de Belo Horizonte, entre 1941 e 1945. A filha dele, Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberão uma placa comemorativa.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem o objetivo de incentivar gestores públicos a modernizarem a administração dos municípios, oferecendo condições para que os pequenos negócios, ou seja, 99% das empresas brasileiras, tenham cada vez mais acesso ao mercado, à inovação e ao crédito.

“Estimular o empreendedorismo, com mecanismos que facilitem a criação e a permanência dos pequenos negócios no mercado, é tarefa que deve mobilizar toda a sociedade. Mas é nos municípios que a dinâmica econômica acontece e precisa ser incentivada”, destaca o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.  

Os finalistas mineiros da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor são: José Tibúrcio do Prado Neto, de Paraguaçu, na categoria Inovação e Sustentabilidade; Carlos Renato Lima Reis, de Passos, na categoria Empreendedorismo na Escola; Odelmo Leão, de Uberlândia, na categoria Pequenos Negócios no Campo;  José Walter Resende Aguiar, de Entre Rios de Minas, na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI); Vitor Penido de Barros, de Nova Lima, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Hélio Marcio Campos, de Ouro Branco, na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; e José Eduardo Terra Vallory, de Capitólio, em duas categorias: Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico e Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES.

“Em Minas Gerais, é possível perceber os esforços das prefeituras na criação de um ambiente legal favorável à expansão e ao fortalecimento dos pequenos negócios. Esperamos que esses gestores continuem estimulando outros municípios a apoiarem o protagonismo empreendedor, gerador de negócios, trabalho e renda”, afirma o Superintende do Sebrae Minas.

A 10ª edição do prêmio recebeu inscrições de 1.160 projetos em todo o país. Em Minas Gerais, foram100 projetos inscritos, sendo 96 habilitados, 30 finalistas e oito vencedores da premiação estadual, realizada em novembro do ano passado.

Conheça mais sobre os projetos mineiros que estão na disputa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor:

Categoria Inovação e Sustentabilidade

Município: Paraguaçu, na região Sul

Prefeito: José Tibúrcio do Prado Neto

Projeto vencedor: Feira do Terno de Paraguaçu –  a ação tem como finalidade consolidar Paraguaçu como capital do terno, por meio de investimentos em capacitação de mão de obra, profissionalização das empresas e promoção do setor. A iniciativa, aliada a outras ações, prevê aumento da oferta de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social e convênios com entidades de valorização dos pequenos negócios, para a realização de capacitações dos empresários.

Categoria: Empreendedorismo na Escola

Município:Passos, na região Sudoeste

Prefeito: Carlos Renato Lima Reis

Projeto:Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos –  o projeto tem o objetivo de estimular o empreendedorismo, por meio da capacitação dos 723 professores da rede de ensino infantil e fundamental da Prefeitura Municipal de Passos, associada à inclusão do conteúdo de empreendedorismo na grade curricular dos 8.521 alunos.

Categoria: Pequenos Negócios no Campo

Município: Uberlândia, no Triângulo Mineiro

Prefeito: Odelmo Leão

Projeto: Novo Agro – a iniciativa inclui ações que estimulam a criação de empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população do campo. O programa impactou, direta ou indiretamente, cerca de 2,2 mil produtores rurais, em pouco mais de um ano.

Categoria: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Município: Capitólio, na região Sudoeste

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

Projeto: Pilares estratégicos para o desenvolvimento sustentável de Capitólio – a iniciativa reduziu a burocracia para as empresas em processos relacionados à gestão municipal. Uma das ações que proporcionou esse resultado foi a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que ampliou a inclusão dos pequenos negócios nas compras públicas municipais.

Categoria: Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)

Município: Entre Rios de Minas, na região Centro-Oeste

Prefeito: José Walter Resende Aguiar

Projeto: Colheita na festa – a ação incentiva a formalização de empreendedores e a abertura de empresas, em decorrência do aumento do fluxo turístico estimulado pela realização de feiras, festas e festivais gastronômicos locais.  A iniciativa surgiu da necessidade em reter a renda no município, por meio da valorização da identidade culinária, artística e artesanal da cidade.

Categoria: Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Município: Nova Lima, região central do estado  

Prefeito: Vitor Penido de Barros

Projeto: Programa Comprar Bem – a iniciativa capacita os empreendedores e amplia as oportunidades dos pequenos negócios da cidade de participarem dos processos de compras públicas. Entre os resultados está o aumento de 67% do valor total das compras municipais feitas de pequenos negócios, além da capacitação de mais de 300 empreendedores da cidade.

Categoria: Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico

Município: Ouro Branco, região central do estado

Prefeito: Hélio Marcio Campos

Projeto: Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores – a ação pretende desenvolver soluções que ampliem a produção agrícola de regiões mineradoras, minimizando impactos ambientais e estimulando a organização e cooperação dos agricultores familiares. 

Categoria: Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES

Município: Capitólio, na região Sudoeste

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

Projeto: Simplificando e transformando cenários em Capitólio – o projeto tem o objetivo de transformar o município em um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, melhorando as condições de vida econômica, social e ambiental da população. Ciente de que apenas a equipe municipal não teria como realizar sozinha as mudanças necessárias, todas as ações passaram a ser discutidas com parceiros e setores responsáveis.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS