Prefeitura e SAAE vão revelar estudo hidrogeológico em seminário

Prefeitura e SAAE vão revelar estudo hidrogeológico em seminário

Relatório detalha realidade do subsolo de Sete Lagoas; encontro também vai tratar da regulamentação de APA’s.

Na próxima quarta-feira, 11 de abril, às 19h, será realizado um seminário de interesse de todos os sete-lagoanos no auditório do Centro Universitário Unifemm. Com o tema “Apresentação do Estudo Hidrogeológico de Sete Lagoas e a Preservação dos Cursos D’Água”, a Prefeitura de Sete Lagoas apresenta, em um evento aberto ao público, o estudo que ficou engavetado por diversos gestores municipais durante anos. Por determinação do prefeito Leone Maciel o trabalho será revelado de maneira transparente para que toda a população conheça com detalhes qual a real situação do subsolo do município. A criação de Áreas de Proteção Ambiental (APA) será o outro assunto a nortear o seminário. “A realidade do nosso subsolo sempre foi um enigma. Muita gente trata este assunto como um tabu, mas é preciso expor a realidade com a qual lidamos diariamente. Este é um trabalho que, certamente, servirá de referência para as próximas gerações”, define Leone Maciel.

O estudo hidrogeológico de Sete Lagoas será apresentado pelo responsável por sua execução, o professor Paulo Henrique Galvão. Bacharelado em Geologia, Mestre em Hidrogeologia em meios Porosos e Doutor em Hidrogeologia Cárstica, Galvão vai falar sobre favorabilidade hídrica, ou seja, a indicação de áreas com maior propensão à captação das águas subterrâneas e outras com menor capacidade de produção de água. O estudo já norteia as decisões do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) dentro do seu planejamento estratégico de captação de água para o abastecimento público.

Já o segundo tema proposto terá como palestrante Laudo Luiz Mota Serrano. Ele é Engenheiro Agrimensor e Ambiental, Mestre em Auditoria e Gestão Ambiental, além de Doutorando em Educação Ambiental. Sua palestra trará soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Na oportunidade será apresentada a parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas, SAAE e Embrapa para a regulamentação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Marinheiro e Machado. O objetivo da iniciativa é proteger e recuperar estes importantes aquíferos e pontos de recarga de nosso lençol freático.  Agende então: 11 de abril,  quarta-feira, às 19h no Centro Universitário UNIFEMM.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS