Prefeitura dá início a processo de matriciamento da Saúde Mental

Prefeitura dá início a processo de matriciamento da Saúde Mental

Foi implantado, durante o mês de março, na rede de saúde de Sete Lagoas, com a gerência da Coordenação das Redes Assistenciais, o Matriciamento em Saúde Mental.

Os encontros serão realizados mensalmente, divididos por regional de saúde da Atenção Básica. Participam das reuniões os profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família – ESF’s, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF’s e os coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS’s. “O Matriciamento é determinante para a atualização e multiplicação de conhecimentos em Saúde Mental, atuando como instrumento de educação permanente para os profissionais da rede”, explica a coordenadora do CAPSad, Isabella Oliveira. Ela explica ainda que, apesar de trazer benefícios para a rede de saúde mental, os ganhos serão ainda maiores para os pacientes. “Os usuários estarão amparados em todos os âmbitos da saúde, e sendo vistos de maneira integral pela rede, e ao mesmo tempo com individualidade na assistência especializada” completa.

O Matriciamento é uma metodologia do Ministério da Saúde e consiste em um processo de construção compartilhada de saberes a fim de elaborar uma proposta de intervenção terapêutica aos pacientes em sofrimento mental e/ou em uso de álcool e outras drogas. “Com essa ferramenta, as equipes dos NASF’s/ESF’s e CAPS poderão instituir relações e, juntos, se responsabilizem pelas ações promovidas garantindo a integralidade à saúde do paciente”, afirma Karla Guimarães Viana, referência técnica em saúde mental.

Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS