Prefeitura realiza obras de acessibilidade em pontos turísticos
Em 2000, a Presidência da República publicou uma lei estabelecendo normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de deficientes ou de pessoas com mobilidade reduzida. Muitas cidades do país ignoram estas regras, mas a Prefeitura de Sete Lagoas trabalha arduamente para cumpri-las. Neste primeiro trimestre, a administração municipal está fazendo importantes intervenções em dois de seus principais pontos turísticos para comprovar sua preocupação em propor uma cidade inclusiva.
As primeiras obras estão sendo realizadas no Parque Náutico da Boa Vista. Rampas de acessos estão sendo construídas e gradis que auxiliam na locomoção instalados. “Temos que criar uma cidade para as pessoas, oferecendo comodidade e segurança à população”, define o prefeito Leone Maciel.
A segunda etapa das obras vai contemplar a Lagoa Paulino, principal ponto de circulação de pessoas na região central. “Vale ressaltar que são obras realizadas com investimento próprio do município”, confirma Vitor Dias Campos, secretário municipal de Obras. Ainda na orla da Paulino será reconstruído o piso de pedra portuguesa que, em diversos pontos, está danificado.
No Parque Náutico, as obras já foram realizadas no trecho próximo as quadras e também ao lado da sede da Secretaria Municipal de Esportes onde anteriormente existia um mini zoológico.
A Secretaria Municipal de Obras esclarece que o investimento é justificado pela importância turística dos dois locais. A pasta reforça que, de acordo com o Código de Obras da cidade, garantir a boa conservação e a acessibilidade de calçadas é responsabilidade do proprietário do imóvel.
ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas
Fotos: Valdeci Oliveira