Ginástica Hipopressivas com Camila Patente.
As técnicas hipopressivas são uma sequência lógica e dinâmica das Cadeias Musculares, das cadeias viscerais e das cadeias neuromeníngeas. Elas realizam uma verdadeira síntese postural global passiva e dinâmica entre as estruturas músculoconjuntivas e viscerais.
Criadas pelo fisioterapeuta belga, Doutor Marcel Caufriez, na década de 80. A principal função era evitar a sobrecarga gerada pelos abdominais clássicos (fásicos) e evitar o impacto nas patologias de prolapsos pelvianos. A técnica estimula a boa postura e através da apnéia expiratória durante a execução dos exercícios, permitindo a modular a tensão postural do conjunto de músculos relacionados (abdominais; paravertebrais; assoalho pélvico).
Os fisioterapeutas utilizamos a ginástica abdominal hipopressiva-(GAH) em diversas áreas, pois elas interferem beneficamente em numerosas patologias funcionais (urologia, gastroenterologia, medicina da dor…) e ainda com esse título, podem ser consideradas como meios terapêuticos complementares (associada com a cirurgia, farmacologia, com as cadeias musculares), e também como meio terapêutico único- pós parto, cinestesia, etc. Marcel Caufriez, 2004. Traz benefícios rápidos como diminuir a circunferência do abdomên, afina a cintura, previne e trata a incontinência urinária, alivia e trata as algias da coluna, articulares, ciatalgias, escoliose idiopática e fadiga crônica.
As aulas podem ser praticadas 1 vez por semana, durante 60 minutos, já que a apnéia eleva a pressão sanguínea, através das posturas influenciadas pelo yoga outra técnica milenar que une flexibilidade e força ao mesmo tempo trabalhando o corpo todo. A sudorese é excessiva ao final da sessão. O cliente deve adotar o hábito de realizar inicialmente 15 min diários no domicílio, que não devem ser após as refeições e não esquecer de esvaziar a bexiga. As contraindicações para os praticantes são: hipertensão, cardiopatias e mulheres grávidas. Homens e mulheres podem e devem praticar!
Em que consiste a técnica?
Eles geram uma queda significativa da pressão intra-abdominal e por via reflexa uma contração dos músculos do assoalho pélvico e da cinta abdominal e uma inibição dos músculos hipertensivos (os mesmos responsáveis pela tosse, o riso, os esforços abdominais clássicos). A técnica busca resgatar a ação reflexa que temos quando criança, ligada as nossas ações quando tossimos, espirramos vemos o abdômen contrair, e pela falta de manutenção desses exercícios, ou sobrecarga nos abdominais por conta das práticas desportivas, exercícios abdominais realizados de forma errada, colaboram para o aumento da pressão abdominal e quando adultos perdemos, produzindo lesões.
Em síntese, a prática proporciona relaxamento do diafragma e contração reflexa dos músculos abdominais. Você nunca pensou que fosse tão fácil secar a barriga-perca centímetros de gordura com esta sensacional técnica. Moda? Não. Eficiência e Resultados na Europa há décadas.
Conheça os pacotes promocionais no Patente Pilates!

Camilla Patente
Fisioterapeuta proprietária da Patente Pilates
Terapeuta Manual e Mackenzie
Ortopedia, Traumatologia e Ginecologia
Cadeísta (GAH- Ginástica Abdominal Hipopressiva)
Neopilates