Exposição Zacaricato homenageia o trapalhão

Exposição Zacaricato homenageia o trapalhão

Zacarias por meio dos traços de vários artistas

O sete-lagoano e eterno trapalhão Mauro Faccio Gonçalves é o grande homenageado na exposição Zacaricato.  Trata-se de uma mostra aberta a participação de artistas de todo o território nacional e internacional. O projeto é do curador de arteDmtrius Cotta. Feitoem 2015, ele tem a  intençãode preservar e manter a memória de Zacarias em evidência,tanto por meio de sua itinerância como pela sua permanência em privilegiado espaço na Casa da Cultura em Sete Lagoas. A categoria contemplada não poderia ser outra a não ser a Caricatura e afins: Tirinhas, Cartuns e Charges.

Hoje, o acervo conta com 48 caricaturas do trapalhão produzidas por grandes nomes do traço humorístico nacional e internacional, tais como: Quinho, Aragão, Sara Sene, Genin, Toscano, Mello, Leite, Edra, Camilo, Sete, Bruno Lanza, Jal, Mancha, Moisés, Bira Dantas, Toni D’Agostinho, Amorim, Jorge Inácio, Ulisses, Waldez, Moacir Torres, etc…  Como o acervo é ascendente, ou seja, sempre está sendo ampliado, a curadoria optou pela escala infinita do número de desenhos participantes. O objetivo échegar em dois anos com mais de 1.000 caricaturas do humorista Mauro Faccio.

O acervo é integrado ao Memorial ZACARIAS, em Sete Lagoas, e fica exposto permanentemente ao público. Todas as obras possuem um pequeno currículo de seu autor, disponibilizados para consulta na própria exposição. A formatação do currículo compreende necessariamente uma foto do rosto do artista em qualquer posição e a declaração dos termos de participação devidamente escaneada, com a assinatura original do cartunista oferecendo direito de imagem não comercial ao Memorial Zacarias em Sete Lagoas.

“Devido ao fato do convite ser permanentemente aberto a artistas com traço humorístico, sempre estamos aceitando participações posteriores à organização desse acervo inicial”, explica Dmtrius Cotta. É previsto exposições itinerantes e constante mobilização, permitindo ao acervo certavisibilidade por onde quer que seja exposto, tanto no Brasil como em outros países.

A exposição se encontra permanentemente aberta ao publico na Casa da Cultura em Sete Lagoas, Av. Getúlio Vargas, 91/ Centro. Visitas de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Fotos: Carlos Eduardo 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS