Laboratório municipal aguarda migração da referência de testagem por parte do Estado

Laboratório municipal aguarda migração da referência de testagem por parte do Estado

Mais três casos positivos foram registrados em Sete Lagoas entre ontem e hoje, todos homens. Dois deles têm 35 anos de idade e o outro tem 45. Os três passam bem. A cidade tem agora 24 casos confirmados, sendo um óbito (ocorrido em Tocantins no dia 10), 16 recuperados e sete em isolamento domiciliar, se recuperando sem complicações.

Cinco pacientes estão internados na cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave: dois deles, que testaram positivo para Covid-19, não são de Sete Lagoas: um é do estado do Rio de Janeiro e outro da cidade de Capim Branco. Os demais já testaram negativo para Covid. O número de notificações teve uma alta de 1,2% e chegou a 1.462, dos quais 955 casos de síndrome gripal inespecífica estão em análise e 483 suspeitos testaram negativo, não havendo outros óbitos em investigação na cidade.

Laboratório
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, a Prefeitura de Sete Lagoas ainda aguarda que a Secretaria de Estado da Saúde finalize a migração da referência de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 para o laboratório que foi montado em parceria com a Avante Social e o Unifemm. “A habilitação por parte da Funed já saiu há cerca de 10 dias, mas de acordo com a Superintendência Regional de Saúde, gestores dos municípios que compõem a macrorregião apresentaram algumas dúvidas sobre a mudança de referência, que deverão ser respondidas pela Secretaria de Estado da Saúde. Toda a parte técnico-científica que cabia à Prefeitura de Sete Lagoas já foi concluída e atendeu às exigências das autoridades de saúde”, afirma.

O secretário esclarece ainda que o laboratório já está em funcionamento, mas por falta desta migração, que depende do Estado, ainda não pode emitir os laudos dos exames e realizar as notificações. “Essa validação é necessária pois, além de Sete Lagoas, o laboratório fará análise de amostras dos outros 34 municípios que compõem a macrorregião de saúde”, completa.

A Prefeitura pede que a população continue mantendo a higiene pessoal e o distanciamento social, além do uso de máscaras, só saindo de casa em caso de real necessidade. Combater o coronavírus é dever de todos. Para dúvidas, ligue 3773-2576. Denúncias, ligue 153. Informações, acesse: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS