Eleita nova diretoria do Circuito das Grutas para a gestão 2017-2021
Foi eleita em assembleia realizada no Lago Palace Hotel em Sete Lagoas, a nova diretoria da Associação do Circuito Turístico das Grutas, entidade que representa 12 municípios da região. A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira, 30 de agosto.
A nova diretoria para a gestão 2017-2021 é composta pela presidente Adriana Ferreira (Matozinhos), a vice-presidente Mariela França (Sete Lagoas), a diretora de Comunicação Narly Simões (Capim Branco), a diretora de Meio Ambiente Francisca de Paula Martins (Matozinhos), o diretor de Marketing Armando Siedler (Belo Horizonte), a diretora Financeira Maria da Conceição Pereira Borges (Pedro Leopoldo) e a diretora Secretária Valéria Assad (Jequitibá). Fazem parte do Conselho Fiscal os membros Hugo Mendes da Silva (Sete Lagoas), Dijane Vasconcelos (Matozihos) e Marília de Fátima Martins (Matozinhos).
Com votação em chapa única, parte da atual diretoria foi reeleita. Tiveram direito a voto 22 participantes entre associados e representantes públicos e da iniciativa privada. A presidente do Circuito, Adriana Ferreira, reforçou que todos os membros da nova diretoria são da iniciativa privada, uma vez que a Lei 13.019 limita a distribuição de verbas a entidades compostas por servidores públicos. “Este ano queremos entrar forte nas leis de incentivo”, informou Mariela França, vice-diretora da associação.
Crescimento
Quando a atual gestão assumiu, em 2013, o Circuito das Grutas era composto por apenas cinco municípios. “Tínhamos poucos recursos e uma pendência de prestação de contas de três anos”, recorda Adriana. Hoje são 12 municípios associados com vistas a incluir, em breve, São José da Lapa e Matozinhos. “Contamos com um escritório próprio aberto de segunda a sexta no Lago Palace Hotel e, com isso, temos nos aproximado mais dos municípios”, afirma a presidente da entidade. Para Armando Siedler, da A1 Turismo, de Belo Horizonte, o “Circuito das grutas é um case de sucesso para todos os outros circuitos de Minas Gerais”.
Desafios
Para os próximos anos, Adriana listou os desafios da gestão que se inicia, entre eles, estão investir nos municípios de forma microrregional, reduzindo custos de deslocamentos e capacitar os municípios para a elaboração de projetos. “As prefeituras têm feito pouco uso de captação de recursos para eventos. Somente a Codemig já abriu três editais este ano”, lembrou. Em 2018 o Circuito das Grutas celebra 20 anos de criação. Para marcar as comemorações, uma série de eventos será agendada ao longo do ano. “Vamos abrir um edital e disponibilizar recursos para eventos com foco no turismo local. Cada município associado poderá participar”, anunciou Adriana Ferreira.
Da redação com Ascom.