No dia Nacional do escritor comemorado hoje (25), um convite diferente e especial. Um convite para esquecer livros em locais públicos. O objetivo é levar conhecimento e ampliar o acesso à leitura. A ideia surgiu nos Estados Unidos como a proposta BookCrossing. A campanha no Brasil foi projetada pelo jornalista Felipe Brandão em 2013. Consiste em deixar um livro em um local público, para que outros encontrem, leiam , e voltem a esquecer.
O projeto de Brandão teve início quando se viu com a estante cheia de livros e sem ter onde mais os guardar. Decidiu então compartilhar os livros através deste projeto pessoal e espalhar incentivo a leitura pela cidade. Em seu blog pessoal convoca leitores a participarem da ação em São Paulo e em suas respectivas cidades. Os interessados em participar podem baixar e imprimir um marcador do Esqueça um Livro no site ou podem fazer seus próximos bilhetes para quem encontrar. Registram a ação com fotos e publicam na página no facebook.
“Quero que os livros cheguem até pessoas que não teriam condições de comprá-los.”Explica Felipe em seu blog.
Clique aqui e baixe o marcador
A página do “Esqueça um Livro” já tem mais de 45 mil curtidas. A ideia te se espalhado por diversas cidades brasileiras. Até Sete Lagoas entrou na proposta e neste ano convida para a 2ª edição.
E ai, o que achou da ideia?
Que tal “esquecer” um livro para alguém?