Entre os dias 06 e 24/06, cerca de mil e quatrocentos (1400) trabalhadores da Iveco vão ficar em casa, cumprindo acordo de Banco de Horas.
O Sistema de Banco de Horas é uma das alternativas utilizadas pelas empresas para evitar demissões.
No caso da IVECO, os pátios estão abarrotados de veículos. A empresa vai parar vários setores por esse período, a fim de equilibrar a produção.
É importante destacar que para o trabalhador, o Banco de Horas é mais vantajoso, principalmente nesse momento. Havendo a retomada da produção, o trabalhador terá férias a serem gozadas futuramente.
SINDICATO ASSINA ACORDO DE REDUÇÃO DE JORNADA COM 3 EMPRESAS
Medida, que também reduz salários, é alternativa para evitar demissões.
Trabalhadores das empresas SODÉCIA e ISRINGHAUSEN, terão nova carga horário de trabalho. Pelo menos durante a vigência de acordo fechado com o Sindicato.
A Redução de Jornada foi a alternativa encontrada pelas empresas para manter os postos de trabalho nesse período turbulento da economia.
A medida vai pesar no bolso do trabalhador, que terá consequentemente, redução salarial. Ainda assim, é mais vantajosa para os trabalhadores; que têm visto o fantasma do desemprego se aproximar cada vez mais.
Perder o emprego nesse momento, com o mercado em fortíssima retração, não é o desejo de ninguém.
Principais pontos do Acordo fechado na SODÉCIA
- Período: 3 Meses
- Redução de Jornada em 20%
- Jornada semanal: 35h e 12 min.
- Redução de salários em 10%
Principais pontos do Acordo fechado na ISRINGHAUSEN
O valor referente à redução salarial será direcionado ao Cartão Alimentação.
- Período: 6 MESES
- Redução de Jornada em 19,27%
- Redução de salários em 19,27%
Em benefício do trabalhador, a empresa fará um complemento financeiro, direcionado ao Cartão Alimentação, de forma a garantir que a redução salarial não seja superior a 9,5%; considerando a redução de jornada em 19%. O trabalhador terá também direito a estabilidade de 1/3 do período do Acordo: 2 meses.
Principais pontos do Acordo fechado na COMAM
- Período: 3 MESES
- Redução de Jornada em 20%
- Redução de salários em 10%