Dicas para a memória

Dicas para a memória

No livro Simplesmente amor, indicado ao prêmio Jabuti 2017, Helena Andrade conta a história de Alícia, uma advogada que sofre de amnésia devido um acidente de carro e acaba esquecendo o romance que viveu ao lado do grande amor de sua vida, Miguel. Pistas começam a indicar que ela perdeu memórias importantes de sua vida, e isso a faz sentir cada vez mais necessidade de descobrir o que tanto precisa se lembrar.

Em uma obra viciante, Helena – autora contemplada com o Troféu Cecilia Meireles – traz uma narrativa emocionante e arrebatadora que tem poder para conquistar todo tipo de leitor.

Mas… saindo um pouquinho da ficção: como você cuida da saúde? Alícia perdeu sua memória devido às lesões sofridas em seu acidente e não de forma natural. Porém, é sempre importante pensar na saúde da mente, não é algo que pode ser deixado de lado. Confira algumas dicas de como cuidar das preciosas lembranças e melhorar a capacidade de reminiscência.

Coma e abuse de alguns alimentos

Claro que tudo em excesso faz mal, então não exagere. Mas, sempre que possível, coma alimentos ricos em ômega 3 como o salmão – que ajuda a melhorar o desempenho e o funcionamento do cérebro para gravar informações – e também nozes – que podem diminuir o envelhecimento das células do cérebro evitando o esquecimento. A nutricionista Tatiana Zanin, do portal Tua Saúde, indica como benéfico comer peixe pelo menos três vezes por semana.

Estimule

Fazer jogos que ajudem a memória como quebra-cabeças, palavras cruzadas, cartas ou sudoku auxiliam no treinamento de áreas do cérebro responsáveis pelo armazenamento de informações. Pesquisas realizadas pelo Albert Einstein College of Medicine e a Universidade de Syracuse comprovam que esses jogos e outras atividades são benéficas para a mente.

Saia! Pratique atividades

Faça algo estimulante, vá ao teatro, leia um livro, assista a um filme e depois conte tudo para alguém. Diversos especialistas indicam a prática para estimular o correto funcionamento da mente, das comunicações entre e produção de novos neurônios.

Na hora de comprar

Leve uma lista de compras ao supermercado para não esquecer coisas importantes, mas evite usá-la, tente se lembrar de tudo que precisa. Estudos apontam que novas experiências e sair da rotina incentiva novas conexões do cérebro, bem como a produção de neurônios.

Além de sua carreira na literatura, Helena Andrade também tem experiência no campo da saúde, área em que trabalha há muitos anos e gosta de usar como diferencial em suas obras. Para entrevistas ou mais informações sobre o livro, entre em contato com Sara Alves pelo e-mail redacao4@lcagencia.com.br ou no telefone (11) 2275-6787.

Fonte:https://www.tuasaude.com/como-melhorar-a-memoria/ e https://istoe.com.br/239697_AUMENTE+O+PODER+DO+CEREBRO+COM+EXERCICIOS/ e http://www.clinicaqualivida.com.br/2012/09/25/sair-da-rotina-faz-bem-ao-cerebro/

SOBRE O AUTORA  Helena Andrade Apaixonada pela expressão através das palavras e estudiosa das técnicas de escrita, Helena Andrade vê na literatura uma possibilidade de aflorar sonhos. Suas histórias têm o poder de encantar e conquistou os leitores já em seu romance de estreia intitulado Despertar. Envolvida no mundo literário, organizou a antologia Encontros e Desencontros com outras seis autoras, deixando sua marca na obra com o conto Moinho de Vento. Seu último livro Simplesmente Amor foi indicado no ano de 2017 a dois dos principais prêmios de Literatura em Língua Portuguesa: Oceanos e Jabuti e figurou na lista dos mais procurados no Skoob, a maior rede social de leitores do país. Além da escrita, Helena também organiza e participa de eventos literários pelo Brasil, unindo autores, blogueiros e leitores com o intuito de estimular a leitura e a divulgação da literatura nacional. Por seu engajamento no mundo literário, no ano de 2015, ela foi contemplada com o Troféu Cecília Meireles.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS