Os animais domésticos tradicionais, como cães e gatos, são excelentes companheiros e podem ser extremamente amorosos com os seus tutores.
A chegada de um cãozinho ou um gatinho dentro de casa é sempre uma festa. Eles alegram o lar e são os nossos melhores amigos. Mas para ter um novo amigo em casa é necessário seguir certos cuidados para que eles fiquem sempre saudáveis e felizes.
Temos algumas dicas de cuidados com o seu pet para você.
1) Antes de adquirir um pet é preciso pensar bem sobre muitos fatores. Lembre-se que o animal não é um brinquedo e você terá que cuidar bem dele, além de dar muito carinho e atenção. No primeiro mês de vida, o animal deverá ser vacinado e vermifugado. É importante completar o ciclo vacinal do seu filhote para evitar o contágio de possíveis doenças virais e procurar um veterinário para indicar quais as vacinas mais adequadas.
2)A alimentação do seu pet deverá ser realizada de 2 a 3 vezes por dia, com rações de boa qualidade (premium, premium especial ou super premium).
3)As vasilhas de água e comida deverão ser mantidas em local seco, protegido do sol e sempre limpas, lavando-as com água e sabão diariamente.
4)Dê banhos regulares em seu pet com shampoos ou sabonetes adequados, tendo sempre o cuidado de não expor o seu animal ao frio excessivo.
5)Previna seu melhor amigo da Leishmaniose. Consulte um médico veterinário para a aplicação das vacinas de prevenção e use coleiras ou medicamentos que repelem o mosquito palha, transmissor da doença.
6)A saúde bucal do seu pet é tão importante quanto a nossa, por isso escove os dentes do seu animal com regularidade e com produtos próprios para ele.
7) Para maior segurança do seu pet, identifique-o com uma plaquinha contendo seu nome e o telefone do tutor.
8)A saúde psicológica do seu pet conta muito. Por isso dê sempre carinho, atenção e leve-o para passear com frequência deixando-o sempre feliz.
9) Avalie a possibilidade de castrar seu pet. A castração nas fêmeas evita a gravidez indesejável, reduz o risco de alguns tumores e nos machos evita fugas, demarcação de território, entre outros.
10) Nunca medique seu pet por conta própria, procure sempre um médico veterinário e leve seu pet para um check-up anual.
Muitas pessoas têm vontade de obter um animal de estimação diferente dos tradicionais, mas têm muitas dúvidas de como criá-los.
Os pets silvestres e exóticos como iguanas, cobras, papagaios, calopsitas, cacatuas, micos, saguis, entre outros, precisam de cuidados especiais, cada um com suas particularidades. Pesquise e consulte um médico veterinário antes de adquirir o animalzinho que você deseja.
Os répteis, como as cobras e as iguanas, precisam de luz e calor para regular sua temperatura, assim como sombra e água fresca. Por isso é importante que os terráreos sejam equipados de acordo com as necessidades de cada animal.
Algumas aves são mais sensíveis à temperatura, por exemplo, as espécies oriundas da Amazônia costumam viver em temperaturas acima de 35 °C e em ambiente úmido. Paras as pessoas que moram em regiões mais frias, é recomenável que adapte o ambiente onde o pet irá ficar.
É importante ter um cuidado redobrado com a alimentação dos animais exóticos, que deve ser bem parecida com a encontrada na natureza. O furão por exemplo, é um animal onívoro e é possível oferecer a ração de gato para este animal. Além disso, os furões podem ser alimentados com frutas como maçã, pera e melancia.
Os dentes dos hamsters crescem continuamente. Por isso, a ração dada para esses animais deve ser dura para desgatar seus dentes. A alimentação também deve incluir sementes, grãos, queijos e ovos. Em caso de crescimento excessivo, pode ser necessário intervenção cirúrgica para a correção dos dentes.
Criar um animal exótico pode ser muito prazeroso se você cuidar dele com muito cuidado, amor e atenção.
Experimente ter um amigo exótico, vocês podem ser tornar grandes companheiros!
Fonte: Clínica Veterinária e Pet Shop Amigo Vet Santa Juliana