Via 040 apoia projeto de educação ambiental na Gruta Rei do Mato

Via 040 apoia projeto de educação ambiental na Gruta Rei do Mato

Despertar a importância da preservação de áreas naturais em jovens estudantes. Este é o objetivo do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, localizado em Sete Lagoas (MG), ao promover diversas atividades de educação ambiental durante a IV Semana da Criança, entre 3 e 7 de outubro. A Via 040 é parceira da iniciativa, cuja previsão é receber aproximadamente 350 alunos da rede pública de ensino fundamental de Sete Lagoas e região.

A IV Semana da Criança será realizada na Gruta Rei do Mato, uma das maiores e mais ricas cavernas de Minas Gerais. Os estudantes serão levados até a formação para, além de conhecerem o local, participarem de jogos, dinâmicas e oficinas com a temática ambiental. A ideia é desenvolver nos jovens o interesse em descobrir, o que pode despertar o sentimento de valorização e preservação do patrimônio natural.

O uso de atividades lúdicas que aliam recreação, educação ambiental e cultura também é uma importante ferramenta do projeto. Nas oficinas, o foco será estimular habilidades usando a criatividade para reciclar. Os estudantes também terão acesso a uma mostra fotográfica sobre a Gruta Rei do Mato.

EXPOSIÇÃO

A Via 040 contribuirá com a programação da IV Semana da Criança promovendo uma exposição na Gruta Rei do Mato. A exposição, que trará elementos de interação com o público, apresenta informações sobre os biomas do Brasil e do eixo da BR-040; mostra hábitos e características da fauna silvestre; trata de ações mitigadoras adotadas pela concessionária para proteção das espécies e da importância da infraestrutura rodoviária para o desenvolvimento; além de valorizar atitudes responsáveis que contribuem para a proteção do meio ambiente.

“A Via 040 é uma parceira de primeira hora em ações que focam a sustentabilidade, principalmente aquelas que trabalham junto a jovens estudantes. A Concessionária tem como pilar a responsabilidade socioambiental. Além de apoiar iniciativas como a Semana da Criança, que tem papel fundamental na disseminação de conceitos de educação ambiental, desenvolvemos projetos próprios como blitzes educativas, palestras e dinâmicas em escolas e eventos de conscientização de usuários e comunidades lindeiras à rodovia”, explica Rejane Ferreira, coordenadora de Meio Ambiente da Via 040.

GRUTA REI DO MATO

A Gruta Rei do Mato é considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. A formação tem 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias. A profundidade dos salões chama a atenção, com desníveis que chegam a 30 metros. Espeleólogos consideram a Rei do Mato uma gruta “viva”, pois está em contínuo processo de formação, devido à ação da água.

A Gruta Rei do Mato tornou-se Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral em 25 de agosto de 2009. A gerência e a administração estão sob a responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Programação – IV Semana da Criança

Data Escola N° de Estudantes
03/10

Segunda-feira

·  Escola Municipal Padre Teodoro

·  Escola Estadual Modestino Andrade Sobrinho

80 estudantes

 

04/10

Terça-feira

·  Escola Estadual Edite Furst 50 estudantes
05/10

Quarta-feira

·  Escola Estadual Dr. Márcio Paulino

·  Escola Estadual Governador Juscelino

100 estudantes
06/10

Quinta-feira

·  Escola Municipal Vasco Damião

·  Grupo Folclórico Ciranda dos Pequis

45 estudantes
07/10

Sexta-feira

·  Escola Municipal Edson Abreu

·  Escola Estadual Edith Furst

80 estudantes

Sobre o autor

COMENTÁRIOS