Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) promove estratégias para Promoção da Saúde Bucal

Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) promove estratégias para  Promoção da Saúde Bucal

Iniciativa visa garantir cuidados de excelência aos pacientes.

Hoje, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) em Sete Lagoas, temos o privilégio de conversar com duas profissionais exemplares, que lideram iniciativas notáveis na promoção da saúde bucal: Luana de Morais Silveira e Tamires Naiara Dias.

Luana de Morais Silveira, enfermeira há uma década no HNSG, traz consigo uma vasta experiência em cuidados intensivos e emergências em saúde pública, além de ser uma líder na Comissão de Saúde Bucal. Tamires Naiara Dias, com uma carreira mais recente no hospital, desde 2021, já se destacou como uma defensora incansável da segurança do paciente e é vice-presidente da Comissão de Saúde Bucal.

Vamos agora mergulhar nas iniciativas inovadoras lideradas por essas duas profissionais comprometidas com o bem-estar dos pacientes do HNSG.

Cuidados Odontológicos e Inovação para o Bem-Estar dos Pacientes

No último dia 20 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, uma data criada com o intuito de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para a promoção do bem-estar geral. A boca, como maior cavidade do corpo humano em contato direto com o meio ambiente, desempenha um papel crucial não apenas na mastigação e fala, mas também na prevenção de infecções e complicações de diversas doenças, como diabetes e anemia.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por doenças bucais, muitas vezes associadas a problemas de saúde mais graves. A falta de uma higiene bucal adequada pode não só resultar na perda de dentes e doenças na boca, mas também agravar outras enfermidades. Nesse contexto, a visita regular ao dentista é fundamental para a promoção da saúde bucal e a prevenção de complicações.

Cuidados Desde a Infância: A Importância dos Hábitos Precoces – Tamires e Luana

Tamires e Luana, enfermeiras do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) de Sete Lagoas, destacam a relevância dos cuidados bucais desde a infância. Luana enfatiza a importância de iniciar os cuidados ainda durante a gestação, ressaltando que influências externas durante esse período podem afetar a formação da criança. Tamires complementa, destacando a necessidade de observar e cuidar da higiene bucal dos bebês desde os primeiros dias de vida, utilizando técnicas adequadas de limpeza e introduzindo a escovação assim que o primeiro dente despontar.

Luana e Tamires, enfermeiras do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) de Sete Lagoas.

Projeto de Implementação do Núcleo de Qualidade da Atenção à Saúde Bucal no HNSG

As duas profissionais lideram um projeto inovador no HNSG, visando estabelecer um padrão de excelência nos cuidados bucais oferecidos aos pacientes da instituição. O projeto, baseado em evidências científicas atuais, inclui a implementação de um Núcleo de Qualidade da Atenção à Saúde Bucal, com o objetivo de padronizar e aprimorar os cuidados odontológicos nos diferentes setores do hospital. A avaliação sistemática da saúde bucal dos pacientes, a oferta de orientações para higiene oral e a distribuição de kits de higiene bucal são algumas das ações desenvolvidas pelo projeto.

Compromisso com a Saúde Bucal e Bem-Estar dos Pacientes

Em meio à celebração do Dia Mundial da Saúde Bucal, o HNSG destaca-se pelo compromisso com a promoção da saúde bucal e o bem-estar dos pacientes. Através de projetos inovadores e iniciativas focadas na prevenção e cuidado, o hospital reafirma seu compromisso em oferecer cuidados de qualidade e promover uma vida mais saudável para todos.

Dicas para uma Boa Saúde Bucal

– Escolha uma escova de dentes adequada e troque-a a cada três meses.

– Escove os dentes e use fio dental após cada refeição.

– Realize a escovação antes de dormir para eliminar a placa bacteriana.

– Mantenha uma alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de açúcar.

– Visite regularmente o dentista para avaliações e cuidados preventivos.

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco para preservar a saúde bucal e geral.

Por Ascom Hospital Nossa Senhora das Graças

Sobre o autor

COMENTÁRIOS